Tendências Do Ensino Jurídico

Tendências Do Ensino Jurídico prestigia a formação do ensino jurídico como uma teoria-práxis em que o conhecimento não está distante da realidade.

A construção dessa obra prestigiou a formação do ensino jurídico como uma teoria-práxis em que o conhecimento não está distante da realidade, mas sim afeto e afetado constantemente por ela – inclusive porque a cisão entre teoria e práxis é um projeto político de poder que deve ser superada. Isso é particularmente importante na presente obra, uma vez que ainda é lugar comum nas faculdades trabalhar-se com a ideia cartesiana de separação entre o que é o “ideal” da norma e a “realidade” dura da vida.

Tendências Do Ensino Jurídico parte do suposto de que o ensino do Direito não está dissociado da realidade, não só no sentido de que o ensino deve olhar criticamente para o que acontece nos tribunais e na advocacia, mas também em um sentido mais profundo: nossa valoração sobre as relações jurídicas já perpassa pelas nossas subjetividades e vivências e, portanto, por nossa pré-compreensão de como o Direito é/deve-ser.

Não somos sujeitas/os sem cor, gênero, orientação sexual, classe ou origem. Estamos inseridas/os em relações de poder que determinam nosso lugar social e, consequentemente, nosso lugar de enunciação como juristas. Por isso é tão importante a metodologia da pesquisa-ação que move a extensão, o ensino e a pesquisa no curso de Direito da UFOP, e, mais recentemente, o Programa de Pós-Graduação “Novos direitos, novos sujeitos”. Professoras/es e pesquisadoras/es se propuseram a trazer para a obra as diversas construções das suas instituições com as peculiaridades, as potências, as inovações e as criações que o ensino pode construir para o microssistema jurídico.

Para facilitar a compreensão de tantos temas-problemas que envolvem uma revisitação do ensino do Direito dividimos Tendências Do Ensino Jurídico em três partes:
na primeira parte intitulada: “Do Saber como Controle e Subversão de Subjetividades no Direito”, os textos buscam criticar a matriz moderna/colonial que é substrato para o ensino jurídico no Brasil. Quer-se desvelar que “o Direito” não é universal, nem atemporal e neutro, mas uma construção que possui um lugar, um tempo e um sujeito.

Na Parte 2: “Da Práxis no Ensino Jurídico: paradoxos e desafios”, discute-se como o ensino do Direito é, muitas vezes, esvaziado de conteúdo crítico para se centrar no exame da OAB. Em contraponto, são trazidas experiências positivas de entrelaçamento entre ensino e prática, assim como os desafios das novas tecnologias para o ensino.

Já na Parte 3: “Do Saber-Práxis no Ensino Jurídico: o híbrido como possibilidade epistemológica”, as/os autoras/es mostram iniciativas de como superar o hiato teoria e práxis de modo a romper com epistemologias hegemônicas de compreensão do Direito e da forma como deve ele ser estudado e (re)construído.

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Tendências Do Ensino Jurídico prestigia a formação do ensino jurídico como uma teoria-práxis em que o conhecimento não está distante da realidade.

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Tendências Do Ensino Jurídico parte do suposto de que o ensino do Direito não está dissociado da realidade, não só no sentido de que o ensino deve olhar criticamente para o que acontece nos tribunais e na advocacia, mas também em um sentido mais profundo: nossa valoração sobre as relações jurídicas já perpassa pelas nossas subjetividades e vivências e, portanto, por nossa pré-compreensão de como o Direito é/deve-ser.

Não somos sujeitas/os sem cor, gênero, orientação sexual, classe ou origem. Estamos inseridas/os em relações de poder que determinam nosso lugar social e, consequentemente, nosso lugar de enunciação como juristas. Por isso é tão importante a metodologia da pesquisa-ação que move a extensão, o ensino e a pesquisa no curso de Direito da UFOP, e, mais recentemente, o Programa de Pós-Graduação “Novos direitos, novos sujeitos”. Professoras/es e pesquisadoras/es se propuseram a trazer para a obra as diversas construções das suas instituições com as peculiaridades, as potências, as inovações e as criações que o ensino pode construir para o microssistema jurídico.

Para facilitar a compreensão de tantos temas-problemas que envolvem uma revisitação do ensino do Direito dividimos Tendências Do Ensino Jurídico em três partes:
na primeira parte intitulada: “Do Saber como Controle e Subversão de Subjetividades no Direito”, os textos buscam criticar a matriz moderna/colonial que é substrato para o ensino jurídico no Brasil. Quer-se desvelar que “o Direito” não é universal, nem atemporal e neutro, mas uma construção que possui um lugar, um tempo e um sujeito.

Na Parte 2: “Da Práxis no Ensino Jurídico: paradoxos e desafios”, discute-se como o ensino do Direito é, muitas vezes, esvaziado de conteúdo crítico para se centrar no exame da OAB. Em contraponto, são trazidas experiências positivas de entrelaçamento entre ensino e prática, assim como os desafios das novas tecnologias para o ensino.

Já na Parte 3: “Do Saber-Práxis no Ensino Jurídico: o híbrido como possibilidade epistemológica”, as/os autoras/es mostram iniciativas de como superar o hiato teoria e práxis de modo a romper com epistemologias hegemônicas de compreensão do Direito e da forma como deve ele ser estudado e (re)construído.

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