
O Grupo de Estudo em História do Livro Didático da Amazônia (GEHLDA), da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Abaetetuba, tem trazido importantes contribuições para a história do livro na Amazônia e no Brasil.
O grupo foi criado em 2016, com o fim de desenvolver pesquisas e fomentar discussões acadêmico-científicas sobre produção, edição, comercialização, difusão, consumo, regulamentação e circulação de livros escolares no Pará dos séculos XIX e XX e desenvolver estudos descritivos, analíticos e discursivos de fenômenos da linguagem em livros escolares dos séculos XIX e XX.
Uma das contribuições do GEHLDA é a organização do Encontro de História do Livro da Amazônia (EHLDA). O evento é bienal e teve a primeira edição em 2018. A segunda edição, inicialmente marcada para 2020, foi transferida para o período de 07 a 10 de junho de 2021 (on line), em razão da pandemia da COVID-19.
O objetivo geral do EHLDA é promover a socialização e o intercâmbio de pesquisas em história do livro no Brasil e no mundo, buscando discutir as principais temáticas e fontes de investigação em história do livro no Brasil e no mundo, fortalecer as pesquisas em desenvolvimento sobre a história do livro na Amazônia, incentivar novas pesquisas na área e fomentar discussões sobre a história do livro em confronto com a história da educação no Brasil.
O II EHLDA conta com palestras, mesas temáticas, lançamento de livro e apresentação de trabalhos em 12 grupos temáticos.
A obra reúne trabalhos apresentados no II EHLDA, pela qualidade e relevância dos temas abordados. O título da obra é o mesmo tema do evento, sobre o qual os autores socializam os resultados de suas pesquisas concluídas ou em andamento.
Trata-se de um livro de divulgação científica que reúne 35 trabalhos de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, de diversas instituições do País, e de alunos envolvidos em grupos de pesquisa.
Os trabalhos que constituem esta obra trarão importantes contribuições aos leitores não apenas no sentido de ajudá-los a compreender as diferentes concepções de sociedade, de comportamentos, de educação, de escola, de professor, de práticas pedagógicas, de saberes, de políticas educacionais, mas também de permitir-lhes constituir e construir suas próprias percepções por meio da leitura crítica e do engajamento em investigações diversas na busca de preencher o que ficou sem resposta.
A abrangência do tratamento dado às diferentes dimensões que envolvem a história do livro, a história da educação, a história das ideias linguísticas e as abordagens sobre o livro e a educação na contemporaneidade fazem desta obra um instrumento importante para educadores, alunos e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.











