
Nestes tempos de significativas mudanças e tempestades políticas, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) conquista espaço nas escolas e discussões científicas.
Além das questões normativas, ocorre, nos dias atuais, uma multiplicidade de definições sobre o papel da Educação Infantil, o que provoca o escamoteamento dos parâmetros sobre teorias e práticas do campo das crianças pequenas.
Para ajudarmo-nos na reflexão a respeito do papel da Educação Infantil hoje, apreciaria muito, se fosse possível, conhecer a opinião de celebridades, como Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Carlos Drummond de Andrade, Chimamanda Ngozi Adichie, Clarice Lispector, Jarid Arraes, José de Alencar, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Marisa Monte, Ruy Barbosa, Tarsila do Amaral e Yolanda Teixeira Monteiro.
Tenho certeza que obteria definições de naturezas heterogêneas e distintas a respeito da “Linguagem”, mas todas, provavelmente, ressaltariam a importância da Educação Infantil.
Podemos, assim, dizer que a “Linguagem”, além de não ser um reflexo fiel da realidade educativa, traz um quadro de questionamentos e possibilidades de trabalho pedagógico.
A organizadora da obra Linguagens Na Educação Infantil: Olhares E Vozes, Poliana Bruno Zuin, ilustra com muita propriedade, na apresentação, o compromisso com o campo multifacetado da “Linguagem” no contexto infantil. “Inúmeros caminhos que podemos percorrer para auxiliar as crianças da tenra infância a se apropriarem do mundo utilizando as suas diferentes linguagens para inserção e interação com o mundo a sua volta”.
Na obra de Mikhail Bakhtin, “Estética da Criação Verbal”, fica evidente a importância de estudo voltado para a “Linguagem” nas artes e nas ciências humanas com o objetivo de reconhecer o processo dinâmico da comunicação humana e das relações discursivas.
O posicionamento teórico de Bakhtin mantém um diálogo afinado com a obra “Linguagens na Educação Infantil: olhares e vozes”, quando reserva em todos os capítulos para a criança ser sujeito do desenvolvimento de sua “Linguagem”. “Todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem”.
A grandiosidade da obra Linguagens Na Educação Infantil: Olhares E Vozes aparece, ainda, quando explicita a luta pela democratização do ensino infantil e se preocupa em dar voz a docentes, futuros(as) professores(as), pesquisadores(as) e, principalmente, crianças pequenas.
