Política Educacional, Cidadania E Conquistas Democráticas

Política Educacional, Cidadania E Conquistas Democráticas reúne os debates do Grupo de Trabalho “Educação e desafios da sociedade do conhecimento”, promovido pela Fundação Perseu Abramo, no marco da iniciativa Projetos para o Brasil.


Política Educacional, Cidadania E Conquistas Democráticas apresenta os grandes tópicos em torno dos quais se organizam os principais avanços e acertos da política educacional no Brasil da última década (2003-2013), visando apontar elementos que sirvam para a realização de um diagnóstico rigoroso.
Deste modo, identifica progressos, dificuldades, mediações e complexidades na implementação da política educacional democrática e popular.
Assim, pretende construir uma visão analítica e estratégica que sirva de fundamento para a avaliação dos impactos da política educacional e inspire a construção de novos recursos, soluções e alternativas.
Algumas das perguntas que inspiraram as discussões do Grupo de Trabalho foram as seguintes: qual foi a herança recebida? Quais e como foram enfrentados os primeiros desafios? Quais as propostas programáticas de cada um dos três governos petistas e como elas se realizaram? Quais as principais conquistas em matéria de política educacional? Que novos temas e questões de política educacional foram incorporadas na agenda pública? Que estratégias de gestão inovadoras foram implementadas? Em que medida cada administração (2003-2007-2011) superou as dificuldades e desafios das anteriores? Quais são os desafios que continuam pendentes?
As perspectivas que ora se apresentam são convergentes na sua pluralidade. Compartilham a ideia de que o Brasil consolidou ao longo da última década um modelo de desenvolvimento autônomo e democrático e que a educação exerceu um papel fundamental nesta tarefa.
Também compartilham o reconhecimento de que muitos desafios interpelam o presente e o futuro dos governos de esquerda no Brasil e na América Latina. Longe de uma visão ufanista dos avanços atingidos em matéria democrática, os textos deste livro os consideram a plataforma de novas conquistas urgentes e necessárias.
O mosaico de opiniões e interpretações resultante apontará, como verão, para propostas fundamentais no que se refere a um projeto de educação de caráter democrático e popular, capaz de se constituir em um dos pilares de sustentação de um Brasil justo, desenvolvido e igualitário.

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Política Educacional, Cidadania E Conquistas Democráticas apresenta os grandes tópicos em torno dos quais se organizam os principais avanços e acertos da política educacional no Brasil da última década (2003-2013), visando apontar elementos que sirvam para a realização de um diagnóstico rigoroso.
Deste modo, identifica progressos, dificuldades, mediações e complexidades na implementação da política educacional democrática e popular.
Assim, pretende construir uma visão analítica e estratégica que sirva de fundamento para a avaliação dos impactos da política educacional e inspire a construção de novos recursos, soluções e alternativas.
Algumas das perguntas que inspiraram as discussões do Grupo de Trabalho foram as seguintes: qual foi a herança recebida? Quais e como foram enfrentados os primeiros desafios? Quais as propostas programáticas de cada um dos três governos petistas e como elas se realizaram? Quais as principais conquistas em matéria de política educacional? Que novos temas e questões de política educacional foram incorporadas na agenda pública? Que estratégias de gestão inovadoras foram implementadas? Em que medida cada administração (2003-2007-2011) superou as dificuldades e desafios das anteriores? Quais são os desafios que continuam pendentes?
As perspectivas que ora se apresentam são convergentes na sua pluralidade. Compartilham a ideia de que o Brasil consolidou ao longo da última década um modelo de desenvolvimento autônomo e democrático e que a educação exerceu um papel fundamental nesta tarefa.
Também compartilham o reconhecimento de que muitos desafios interpelam o presente e o futuro dos governos de esquerda no Brasil e na América Latina. Longe de uma visão ufanista dos avanços atingidos em matéria democrática, os textos deste livro os consideram a plataforma de novas conquistas urgentes e necessárias.
O mosaico de opiniões e interpretações resultante apontará, como verão, para propostas fundamentais no que se refere a um projeto de educação de caráter democrático e popular, capaz de se constituir em um dos pilares de sustentação de um Brasil justo, desenvolvido e igualitário.

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