Educação E Regimes Ditatoriais

Odair Sass & Outros (Orgs.) - Educação E Regimes Ditatoriais: 50 Anos Do Golpe Militar No Brasil

Esta produção representa a estrutura do quinto seminário internacional de uma sequência que as comissões do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo organizaram anteriormente, tendo sido, esta também, aprovada pelo conjunto dos professores.

A conferência de abertura, a cargo do professor Doutor Noam Chomsky abre esta coletânea, momento em que o autor desenvolve um raciocínio pautado na relação entre democracia e educação recuperando, centralmente, princípios necessários à liberdade em todos os planos da vida social, sobretudo o da educação.

Na sequência tem início a primeira de quatro partes. Esta inicial tem como foco genérico “Ditadura na América Latina e no Brasil” tema desenvolvido por convidados.

O primeiro texto deste tema foi desenvolvido por Manuel Antonio Garretón Merino, da Universidade de Chile, com o título “ Las dictaduras militares a 50 años del Golpe Militar en Brasil: uma perspectiva general”. Faz uma retrospectiva sobre o Chile, abrangendo desde o ano de 1964 e, a seguir, abrange aspectos da situação brasileira apontando medidas que interferiram sobre as universidades na busca de modernização.

Em seguida temos a contribuição de Maria Ligia Coelho Prado, da Universidade de São Paulo, com o trabalho “Projetos Nacionais de Universidade e Ditaduras no Brasil e Argentina” apontando que, apesar das similaridades, há diretrizes divergentes entre ambos os países e a necessidade de se focalizar as histórias.

Tais apresentações foram debatidas por Vera Lucia Vieira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com o título: “Em nome da segurança nacional: políticas públicas inclusivas e golpes de Estado na contemporaneidade latino-americana”.

A autora abrange questões das políticas do período mais recente em torno da interdependência, integração, mas também a ausência de planos efetivamente integradores das latinidades no embate entre política e economia.

Inclui-se, também, neste tema, a apresentação de Carolina Kaufmann, da Universidad Nacional de Rosário, com o título “Argentina: Dictadura y Educación. (Re)visión de las políticas educativas y responsabilidades civiles bajo la lupa”.

Abrangendo o período de 1976 a 1983, a autora defende a necessidade de análises ligando micro e macro ambientes, o local e o nacional, relatando dados de novas pesquisas sobre as políticas educativas militarizadas com envolvimento cívico incluindo casos de intervenção em escolas e universidades.

 

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Esta produção representa a estrutura do quinto seminário internacional de uma sequência que as comissões do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo organizaram anteriormente, tendo sido, esta também, aprovada pelo conjunto dos professores.

A conferência de abertura, a cargo do professor Doutor Noam Chomsky abre esta coletânea, momento em que o autor desenvolve um raciocínio pautado na relação entre democracia e educação recuperando, centralmente, princípios necessários à liberdade em todos os planos da vida social, sobretudo o da educação.

Na sequência tem início a primeira de quatro partes. Esta inicial tem como foco genérico “Ditadura na América Latina e no Brasil” tema desenvolvido por convidados.

O primeiro texto deste tema foi desenvolvido por Manuel Antonio Garretón Merino, da Universidade de Chile, com o título “ Las dictaduras militares a 50 años del Golpe Militar en Brasil: uma perspectiva general”. Faz uma retrospectiva sobre o Chile, abrangendo desde o ano de 1964 e, a seguir, abrange aspectos da situação brasileira apontando medidas que interferiram sobre as universidades na busca de modernização.

Em seguida temos a contribuição de Maria Ligia Coelho Prado, da Universidade de São Paulo, com o trabalho “Projetos Nacionais de Universidade e Ditaduras no Brasil e Argentina” apontando que, apesar das similaridades, há diretrizes divergentes entre ambos os países e a necessidade de se focalizar as histórias.

Tais apresentações foram debatidas por Vera Lucia Vieira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com o título: “Em nome da segurança nacional: políticas públicas inclusivas e golpes de Estado na contemporaneidade latino-americana”.

A autora abrange questões das políticas do período mais recente em torno da interdependência, integração, mas também a ausência de planos efetivamente integradores das latinidades no embate entre política e economia.

Inclui-se, também, neste tema, a apresentação de Carolina Kaufmann, da Universidad Nacional de Rosário, com o título “Argentina: Dictadura y Educación. (Re)visión de las políticas educativas y responsabilidades civiles bajo la lupa”.

Abrangendo o período de 1976 a 1983, a autora defende a necessidade de análises ligando micro e macro ambientes, o local e o nacional, relatando dados de novas pesquisas sobre as políticas educativas militarizadas com envolvimento cívico incluindo casos de intervenção em escolas e universidades.

 

https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-de-tanto-ler-e-imaginar-branca/

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