Olinda Evangelista (Org.) – O Que Revelam Os Slogans Na Política Educacional
No momento em que, por meio de massivas manifestações de descontentamento nas ruas, o interesse pela política parece renascer entre jovens em nosso país, reacendendo a chama da crítica e da vontade de entender os porquês das coisas, O Que Revelam Os Slogans Na Política Educacional se apresenta, por inúmeras razões, como importante e necessário instrumento de reflexão sobre a realidade social brasileira contemporânea.
Primeiro, porque expressa a vontade coletiva do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO/UFSC) que, consistentemente, contribui para o debate da política educacional brasileira ao socializar entre pesquisadores e estudantes os resultados de seus instigantes trabalhos.
De modo mais específico, O Que Revelam Os Slogans Na Política Educacional socializa o resultado do trabalho ainda inédito de um conjunto de recém-doutores do grupo e difunde as produções mais recentes de seus pesquisadores experientes, comprometidos com uma análise crítica das políticas educacionais no capitalismo neoliberal.
Esta obra também é muito bem-vinda porque, com originalidade, ao partir do senso comum alcançado pelas principais diretrizes do projeto societário e educacional neoliberal da Terceira Via, aprofunda aspectos qualitativos fundamentais desse projeto no Brasil.
Mas não fica somente aí, o que já seria relevante. O Que Revelam Os Slogans Na Política Educacional vai além, pois situa no tempo os vários significados adquiridos por essas diretrizes e, ainda, desenvolve uma sólida argumentação para explicitar ao leitor o caráter conservador das relações sociais capitalistas subjacentes aos seus enunciados.
Ao tomar como fio condutor de suas investigações a busca do consentimento ativo da maioria da população a essas diretrizes econômicas e político-sociais da burguesia mundial neste início de século, O Que Revelam Os Slogans Na Política Educacional revela que modo esses slogans educacionais se configuram em instrumento estratégico de dominação de classe.
Ainda, por intermédio da análise de cada slogan, o GEPETO parte da especificidade da educação, alarga sua análise e fornece elementos explicativos para o entendimento e a crítica da concepção de sociedade, de homem, de trabalho e de democracia difundidos fortemente na contemporaneidade brasileira.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-astros-do-ceu-branca/