![Reflexões: Ativismo, Redes Sociais E Educação desenvolve-se ao longo dos textos que dão forma e expressão à voz social e interventiva de Nelson Pretto.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2020/10/ativismo-redes-sociais-e-educacao.jpg?resize=205%2C299&ssl=1)
O livro Reflexões: Ativismo, Redes Sociais E Educação desenvolve-se ao longo dos textos que dão forma e expressão à voz social e interventiva de Nelson Pretto, em matérias fundamentais como as políticas de educação e inovação pedagógica, o papel das tecnologias de informação na construção das aprendizagens colaborativas para sociedade digital e a abertura da escola às redes sociais de conhecimento e cultura.
A presente obra resulta da reunião dos artigos e entrevistas publicados em jornais e revistas nos últimos anos, aos quais o autor acrescenta ainda alguns textos inéditos e outros que só tiveram divulgação académica no âmbito do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias.
Em cada uma das partes e no seu todo estamos face a uma publicação desafiante, incômoda também para os menos atentos aos processos da mudança educacional, sustentada na visão crítica do presente e nas antecipações do futuro, as quais se projetam na promoção das competências para as práticas de inovação na educação e nas formas de construção dos cenários emergentes para a cidadania digital.
A diversidade dos tempos e contextos da escrita dos textos que integram o livro convida-nos a fazer a leitura através de travessias temáticas nas múltiplas paisagens do pensamento do autor e da sua capacidade para nos conduzir para os territórios de problematização da mudança nas políticas e nas práticas sociais da educação.
Sem pretendermos fazer um mapeamento exaustivo das travessias nas múltiplas paisagens textuais, assinalamos alguns dos temas, necessariamente sempre em aberto, pois os textos convocam, em permanência, a nossa atenção para novos sentidos de leitura.
No texto Espaços de invenção e criação coletiva, o autor desenvolve a problematização da refundação do pensamento educacional para a inovação, no enquadramento emergente do contributo do coletivo para a andaimagem social na construção das aprendizagens e do conhecimento em rede.
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