![Ser Criança Na Educação Infantil: desde a creche, a criança, no processo de descoberta do mundo, constrói e é construída pela linguagem.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2019/10/ser-crian%C3%A7a-na-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil.png?w=800&ssl=1)
Conversar sobre linguagem e cultura é falar das coisas com que nós, professores, lidamos no dia a dia da Educação Infantil.
Afinal, desde a creche, a criança, no processo de descoberta do mundo, constrói e é construída pela linguagem, seja nos gestos, no olhar, nos sons, na fala, nas diferentes entonações, nos ditos e não ditos, nos lugares de que mais ou menos gosta, nas brincadeiras, nas histórias que inventa, nos pares com que se identifica, nas relações que estabelece, nas preferências que manifesta.
Enfim, é disso que tratamos neste Caderno 2.
Como ponto de partida, na Unidade 1 – Infância e linguagem –, Solange Jobim e Souza nos convida a viajar com Walter Benjamin, Lev Vygotsky, Clarice Lispector e outros inspirados pensadores, buscando um olhar atento para nossas crianças e discutindo as concepções de infância, de linguagem e de cultura e suas repercussões na prática pedagógica.
Nessa viagem, a qualidade das interações das crianças entre si e com os adultos, nas quais afeto e conhecimento se entrecruzam, é fundamental para o desenvolvimento da linguagem.
Já na Unidade 2 – Infância e cultura – Rita Ribes Pereira, apoiada na arte sensível de Maria Magdalena Santos, conduz nosso olhar e nossa atenção para as crianças como produtoras e consumidoras de cultura no mundo contemporâneo.
Conhecer e pensar sobre os usos que fazem da produção cultural (literatura, música, dança, teatro, cinema, televisão, brinquedos, etc.) e das diferentes formas de mídia contribui para que nosso trabalho potencialize a ampliação das experiências infantis em creches e pré-escolas.
Por fim, na Unidade 3 – Desenvolvimento cultural da criança –, que completa essa conversa, Maria Cristina Soares de Gouvêa nos leva a refletir sobre como as crianças apropriam-se da cultura no mundo contemporâneo, atribuem significados a esse mundo e constroem uma cultura específica.
Para tanto, trazendo interlocutores como William Corsaro, destaca a importância de, para desenvolvermos nosso trabalho nas creches e pré-escolas, entendermos as diferentes possibilidades da criança de viver a infância – esse momento tão singular da existência humana –, a partir, principalmente, de seu pertencimento social, e não somente de um amadurecimento de estruturas biológicas.
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)
Baixe o Vol. I aqui.