Ministério Da Educação – Diálogo Com As Famílias
A Educação Infantil é a única etapa da Educação Básica que tem explicitado, em suas normativas, o papel de complementar a ação da família e da comunidade no alcance de sua finalidade, qual seja, o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Isso implica, entre outras […]
Livros Infantis
O Ministério da Educação, ao longo de muitas décadas, vem investindo na compra de livros de literatura infantil, o que é, sem sombra de dúvidas, uma ação política importante para aproximar o leitor do livro. Mas será que nossas crianças têm tido efetivamente acesso a esses livros? Será que as práticas de leitura literária estão […]
Ministério Da Educação – Currículo E Linguagem Na Educação Infantil
Tratar do currículo significa pensar sobre a identidade do trabalho com as crianças nas instituições de Educação Infantil, e, nesse processo, a prática docente e as ações instituídas pela gestão ganham centralidade. Este caderno – Currículo E Linguagem Na Educação Infantil – pretende mostrar como é possível desenvolver experiências curriculares de qualidade, com o foco […]
Ministério Da Educação – Crianças Como Leitoras E Autoras
Como já vimos ao longo das unidades anteriores, a linguagem escrita está presente em situações do cotidiano de muitas crianças, mas ela circula de formas muito distintas e com significados diversos entre os grupos sociais. Cabe à Educação Infantil ampliar as experiências culturais das crianças, socializando os seus saberes e conhecimentos e disponibilizando outros, favorecer […]
Ministério Da Educação – Bebês Como Leitores E Autores
Neste Caderno 4, nós conversaremos sobre os bebês. São seres tão delicados e, ao mesmo tempo, tão ativos e cheios de possibilidades! Que interessante é pensar sobre eles, sobre suas formas de inserção no mundo. Nós, professoras, sabemos que nem sempre os bebês foram considerados como pessoas com as quais podemos conversar, brincar, cantar, ler. […]
Ministério Da Educação – Linguagem Oral E Linguagem Escrita Na Educação Infantil
Neste Caderno 3 damos continuidade às discussões sobre leitura e escrita na Educação Infantil, trazendo alguns pressupostos que dão sustentação ao trabalho com as linguagens oral e escrita em creches e pré-escolas. Entendemos que o trabalho em espaços coletivos com as crianças de zero a cinco anos exige das professoras não apenas conhecimento, reflexão, escuta […]
Ministério Da Educação – Ser Criança Na Educação Infantil
Conversar sobre linguagem e cultura é falar das coisas com que nós, professores, lidamos no dia a dia da Educação Infantil. Afinal, desde a creche, a criança, no processo de descoberta do mundo, constrói e é construída pela linguagem, seja nos gestos, no olhar, nos sons, na fala, nas diferentes entonações, nos ditos e não […]
Ser Docente Na Educação Infantil
Pensar as relações entre docência na Educação Infantil, linguagem e cultura escrita é ao que propomos dar início em Ser Docente Na Educação Infantil. Por que estamos dizendo “dar início”, e não “alcançar” ou “atingir”? Porque essas relações estarão no cerne de nossas análises e reflexões em todos os cadernos, permitindo-nos construir e reconstruir sentidos […]