Livros Infantis

Livros Infantis busca informar sobre a política pública de leitura e distribuição de livros e apoiar atividades para a formação literária das crianças.

O Ministério da Educação, ao longo de muitas décadas, vem investindo na compra de livros de literatura infantil, o que é, sem sombra de dúvidas, uma ação política importante para aproximar o leitor do livro.

Mas será que nossas crianças têm tido efetivamente acesso a esses livros? Será que as práticas de leitura literária estão presentes nas instituições de Educação Infantil? E, no caso de estarem presentes, será que essas práticas estão contribuindo para formar essas crianças como leitoras de literatura?

A partir dessas questões, uma ideia central nos mobilizou na escrita deste Caderno. Para que os livros saiam das caixas e cheguem até as crianças, é preciso que o professor conheça os objetivos, as estratégias e os acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), o maior programa do Ministério da Educação de distribuição de livros de literatura e de estímulo à leitura literária.

Neste caderno, o objetivo foi informar sobre a política pública de leitura e de distribuição de livros e apoiar o desenvolvimento de atividades e de situações de aprendizagem que contribuam para a formação literária das crianças.

Na primeira unidade – Livros infantis: critérios de seleção – as contribuições do PNBE, você conhecerá a trajetória das políticas públicas do livro e da leitura, nos últimos anos, compreenderá como ocorre o processo de seleção dos acervos pelo PNBE e conhecerá os critérios de seleção para a constituição dos acervos destinados à Educação Infantil.

Na segunda unidade – E os livros do PNBE chegaram… situações, projetos e atividades de leitura – vamos conhecer e poder explorar o acervo do PNBE, experimentar critérios para seleção de livros de qualidade e adequados às diferentes faixas etárias que compõem a Educação Infantil, conhecer projetos de leitura e estratégias para explorar os acervos.

Na terceira unidade – Os espaços do livro nas instituições de Educação Infantil – , vamos aprender formas de organização e de utilização de diferentes espaços do livro e da leitura dentro das instituições de Educação Infantil, explorando adequadamente a potencialidade dos atos de leitura.

Baixe os outros livros da coleção aqui.

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Na segunda unidade – E os livros do PNBE chegaram… situações, projetos e atividades de leitura – vamos conhecer e poder explorar o acervo do PNBE, experimentar critérios para seleção de livros de qualidade e adequados às diferentes faixas etárias que compõem a Educação Infantil, conhecer projetos de leitura e estratégias para explorar os acervos.

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