Como já vimos ao longo das unidades anteriores, a linguagem escrita está presente em situações do cotidiano de muitas crianças, mas ela circula de formas muito distintas e com significados diversos entre os grupos sociais.
Cabe à Educação Infantil ampliar as experiências culturais das crianças, socializando os seus saberes e conhecimentos e disponibilizando outros, favorecer a expressão das crianças em todas as formas, valorizando as diferentes linguagens.
A linguagem escrita faz parte do contexto educativo, é uma entre as outras. Apropriar-se de uma linguagem – de uma nova forma de se expressar e de se comunicar como o outro – é algo bastante complexo.
A apropriação é um processo relacionado à imersão, ao interesse. Não cabe à Educação Infantil ter como objetivo a sistematização formal desse processo de apropriação no coletivo das crianças – um grande diferencial entre pré-escola e Ensino Fundamental é justamente o espaço de liberdade e de possibilidades de expressão.
As crianças são diferentes entre si, têm experiências e interesses distintos. Muitas delas iniciam seu ingresso à escola aos quatro anos, e é justamente nesse momento que começam a ter uma maior aproximação com a linguagem escrita.
Foi nosso objetivo neste Caderno 5, Crianças Como Leitoras E Autoras, apresentar reflexões que levem você a compreender como práticas significativas e dialógicas em torno da cultura escrita se relacionam às apropriações das crianças, como situações desafiadoras possibilitam análises e reflexões das crianças, ampliando seus conhecimentos sobre a linguagem escrita.
Na Unidade 1, “Leitura e escrita na Educação Infantil: concepções e implicações pedagógicas”, as coordenadoras do projeto “Leitura e escrita na Educação Infantil” trazem alguns pressupostos para se pensar a leitura e a escrita numa perspectiva dialógico-discursiva.
Na Unidade 2, “As crianças e as práticas de leitura e de escrita”, Angélica Sepúlveda e Ana Teberosky argumentam sobre a importância da produção de linguagem escrita das crianças e apresentam possibilidades de trabalho junto às crianças de quatro e cinco anos, dialogando com práticas pedagógicas realizadas em turmas de pré-escola da cidade de Barcelona, na Espanha.
Na Unidade 3, “As crianças e os livros”, Teresa Colomer proporciona uma reflexão sobre livros e leituras na Educação Infantil, dando elementos para a escolha de livros a serem lidos com e para as crianças e para práticas de leitura na escola.
Baixe o Vol. I aqui, o Vol. II aqui, o Vol III aqui e o Vol. IV aqui.