A presente obra é resultado da colaboração entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia (CoTec), e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio da PUCPRESS, a Editora Universitária da PUCPR, expandindo as fronteiras institucionais na produção de conhecimento em uma parceria que alia as expertises de duas instituições reconhecidas na geração e disseminação de informações.
O Guia de Usuário do Open Monograph Press (OMP) mostrou-se uma oportunidade de alinhar as atividades da CoTec e da PUCPRESS, destacando a complementaridade dessas duas unidades.
Cabe à CoTec, entre outras atividades, a transferência de tecnologias voltadas à disseminação de informação. A PUCPRESS, por sua vez, tem por um dos objetivos disseminar informação por meio de publicações.
O primeiro capítulo trata do contexto do OMP, com informações que embasam teoricamente a publicação de livros como canal de disseminação de informação, principalmente no âmbito da comunicação científica. Afinal, mesmo com todas as mudanças provocadas pela era digital, livros ainda se mantêm como fontes confiáveis de conhecimento.
O segundo capítulo é destinado aos profissionais de Tecnologia da Informação, visto que o OMP é um software livre, de código aberto. Com isso, atende a usuários do OMP que nem sempre são envolvidos em projetos de implementação de software para gestão da informação. Assim, procuramos descrever as principais atividades desses profissionais, apoiando a sua execução.
O terceiro capítulo está voltado à descrição do funcionamento do OMP, discutindo as suas funcionalidades de forma a apoiar, principalmente, o Editor Gerente na sua atividade. O OMP tem por finalidade dar suporte à gestão de uma editora e, por isso, este capítulo explica o uso do OMP nas tarefas de uma editora, em especial o fluxo editorial suportado por essa ferramenta.
O quarto capítulo trata do site da editora como canal de interação entre a editora e seus usuários (autores, leitores, distribuidores, bibliotecas). Assim, mostrou-se necessário descrever como configurar o site da editora, visto que muitos ajustes podem ser efetuados via interface do sistema, sem o apoio especializado de profissionais de Tecnologia da Informação, ainda que seja possível obter melhores resultados tendo a ajuda de um web designer.
Por fim, o quinto capítulo traz a experiência da PUCPR na implantação do OMP, completando este guia com a experiência prática de uma editora na implementação do software, em um relato real do uso do OMP.