Psicologia Escolar E Políticas Públicas Para A Educação Básica Na América Latina

Marilene Proença Rebello De Souza (Org.) - Psicologia Escolar E Políticas Públicas Para A Educação Básica Na América Latina: Pesquisas, Impasses E Desafios.

Para comemorar seus vinte anos de existência, o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) apresenta este e-book, fruto dos trabalhos de pesquisa, ensino, cultura e extensão desenvolvidos pelo LIEPPE.

As grandes áreas de investigação que compõem tais atividades e que, portanto, constituem as temáticas abordadas neste livro são: formação inicial de professores em relação à Psicologia e à Educação, a Psicologia Escolar e as políticas públicas intersetoriais de Saúde e Educação, a Educação em espaços urbanos e as estratégias para o enfrentamento à desigualdade social, a gestão democrática na Educação, o enfrentamento ao fracasso escolar e a atuação e formação de psicólogos na Educação Básica.

As prioridades estão centradas no trabalho coletivo e na expectativa que a Psicologia Escolar possa subsidiar a compreensão da Psicologia na Educação, tão bem analisada e criticamente concebida durante todos esses anos, tornando-se área de conhecimento, além de área de atuação.

Para tanto, as pesquisas foram apresentadas e agrupadas nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1. Políticas públicas para a formação inicial de professores: relações entre Psicologia e Educação; Eixo 2. Políticas públicas Intersetoriais de Saúde e Educação: desafios para a Psicologia Escolar; Eixo 3. Políticas Públicas para Educação em espaços urbanos: estratégias de enfrentamento à desigualdade social; Eixo 4. Políticas Públicas e Gestão Democrática na Educação; Eixo 5. Políticas Públicas para o enfrentamento ao fracasso escolar; Eixo 6. Atuação e Formação de psicólogos na Educação Básica: pesquisas e propostas para as políticas públicas.

A busca por uma educação escolar enquanto direito pauta as ações dos pesquisadores deste Laboratório, alicerçada em perspectivas histórico-críticas e histórico-culturais. Assim, apresentamos um convite à leitura desse conjunto de pesquisas e de reflexões críticas que muito contribuírão para a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária.

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Para comemorar seus vinte anos de existência, o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) apresenta este e-book, fruto dos trabalhos de pesquisa, ensino, cultura e extensão desenvolvidos pelo LIEPPE.

As grandes áreas de investigação que compõem tais atividades e que, portanto, constituem as temáticas abordadas neste livro são: formação inicial de professores em relação à Psicologia e à Educação, a Psicologia Escolar e as políticas públicas intersetoriais de Saúde e Educação, a Educação em espaços urbanos e as estratégias para o enfrentamento à desigualdade social, a gestão democrática na Educação, o enfrentamento ao fracasso escolar e a atuação e formação de psicólogos na Educação Básica.

As prioridades estão centradas no trabalho coletivo e na expectativa que a Psicologia Escolar possa subsidiar a compreensão da Psicologia na Educação, tão bem analisada e criticamente concebida durante todos esses anos, tornando-se área de conhecimento, além de área de atuação.

Para tanto, as pesquisas foram apresentadas e agrupadas nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1. Políticas públicas para a formação inicial de professores: relações entre Psicologia e Educação; Eixo 2. Políticas públicas Intersetoriais de Saúde e Educação: desafios para a Psicologia Escolar; Eixo 3. Políticas Públicas para Educação em espaços urbanos: estratégias de enfrentamento à desigualdade social; Eixo 4. Políticas Públicas e Gestão Democrática na Educação; Eixo 5. Políticas Públicas para o enfrentamento ao fracasso escolar; Eixo 6. Atuação e Formação de psicólogos na Educação Básica: pesquisas e propostas para as políticas públicas.

A busca por uma educação escolar enquanto direito pauta as ações dos pesquisadores deste Laboratório, alicerçada em perspectivas histórico-críticas e histórico-culturais. Assim, apresentamos um convite à leitura desse conjunto de pesquisas e de reflexões críticas que muito contribuírão para a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária.

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