Neste estudo o professor de Educação Física, poderá conhecer as necessidades individuais de cada aluno e, ao mesmo tempo, de cada grupo em que trabalha e a partir das peculiaridades definir as estratégias que serão utilizadas. É importante destacar, que não existe um método perfeito na Educação Física inclusiva para aplicar no processo de inclusão, todavia o professor a partir dos conhecimentos da área pode combinar inúmeros procedimentos para promover a aprendizagem e incluir todos os alunos.
Percebe-se que independente de ser licenciado ou bacharel, é uma profissão de extrema importância para promover mudanças na sociedade, tanto de um ponto de vista individual, como coletivo, até, porque, trabalham com o primeiro elemento de dominação de nossa história: o corpo com a especificidade do movimento dentro da cultura.
Como Educação Física Escolar: Discussões E Pesquisas trata de produções voltadas à educação física na escola, a partir de agora, destaco mais ainda, a importância desse profissional, no campo licenciatura, por ser quem estará direto com nossos jovens para ajudá-los a ter acesso teórico e prático à cultura corporal do movimento a fim de serem leitores da sociedade com o olho da educação física e não míopes iguais neste campo de saber.
Para isso acontecer, claro, é necessário profissionais da área que repensem os saberes, os fazeres para atuarem com outras práticas que de fato colaborem para construção de conhecimento em nossas crianças e jovens. Lógico, também, é a implicação dessa transformação para os nos nossos currículos e trabalho universitário com os nossos futuros profissionais da educação física.
Esperamos, portanto, que a leitura das páginas seguintes promova uma reflexão sobre as práticas de educação física na escola por apresentar dados e propostas com novas possibilidades de trabalho.