Entre A Literatura E O Ensino

Maria Do Rosário Longo Mortatti - Entre A Literatura E O Ensino: A Formação Do Leitor

Neste livro, estão reunidos 11 textos produzidos durante minha atuação profissional como professora de Língua Portuguesa e Literatura em escolas públicas e particulares de ensino de 1º e 2º graus de cidades paulistas, entre 1976 e 1991, e como professora e pesquisadora na Universidade Estadual Paulista (Unesp), a partir de 1991.

Todos os textos tratam do ensino de leitura e de literatura da perspectiva da formação do leitor e decorrem de estudos e pesquisas que venho desenvolvendo durante as últimas quatro décadas.

Esses textos passaram a integrar a temática do grupo de pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”, que criei em 1994 e conta com seis linhas de pesquisa: “Alfabetização”, “Ensino de língua portuguesa”, “Ensino de literatura”, “Literatura infantil e juvenil”, “Formação de professores”, “Memória e história da educação”.

Três dos textos foram produzidos como artigos para revista (“Literatura e ensino: notas quixotescas da fronteira”, de 2008) e como capítulos de livros (“Criança meu amor, de Cecília Meireles: uma história de duas leituras”, de 2010, e “Leitura na escola: para formar o homo legens”, de 2015). Os demais resultam de versões inicialmente produzidas para apresentação em eventos acadêmicos.

O texto “Leitura e formação do gosto: por uma pedagogia do desafio do desejo” (1992) foi apresentado em evento destinado a professores da educação básica. “A leitura escolarizada” (1988), “Sobre ensino da leitura” (1995), “Armadilhas discursivas da leitura: contra a ditadura da idiotia” (2008) e “De leis duras & noivas voadoras – 30 anos de Cole: temáticas e moções” (2009) foram apresentados em edições do Congresso de Leitura (Cole), promovido pela Associação de Leitura do Brasil (ALB); três desses foram publicados na revista Leitura: Teoria & Prática, da ALB, e um, em anais do Cole. “Entre a literatura e o ensino: um balanço das tematizações brasileiras (e assisenses) sobre literatura infantil e juvenil” (1998) e “O direito ao texto” (2010) foram produzidos para palestras em eventos, na Unesp, câmpus de Assis, e na Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, e depois publicados em revista e livro, respectivamente.

O ensaio com que se encerra o livro – “A literatura e a formação de uma mulher: momentos decisivos com Antonio Candido” (2017) – representa uma modesta homenagem a esse professor, produzida sob o impacto de seu falecimento, e foi inicialmente destinado a integrar coletânea de textos sobre literatura e educação.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Entre A Literatura E O Ensino

Maria Do Rosário Longo Mortatti – Entre A Literatura E O Ensino: A Formação Do Leitor

Neste livro, estão reunidos 11 textos produzidos durante minha atuação profissional como professora de Língua Portuguesa e Literatura em escolas públicas e particulares de ensino de 1º e 2º graus de cidades paulistas, entre 1976 e 1991, e como professora e pesquisadora na Universidade Estadual Paulista (Unesp), a partir de 1991.

Todos os textos tratam do ensino de leitura e de literatura da perspectiva da formação do leitor e decorrem de estudos e pesquisas que venho desenvolvendo durante as últimas quatro décadas.

Esses textos passaram a integrar a temática do grupo de pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”, que criei em 1994 e conta com seis linhas de pesquisa: “Alfabetização”, “Ensino de língua portuguesa”, “Ensino de literatura”, “Literatura infantil e juvenil”, “Formação de professores”, “Memória e história da educação”.

Três dos textos foram produzidos como artigos para revista (“Literatura e ensino: notas quixotescas da fronteira”, de 2008) e como capítulos de livros (“Criança meu amor, de Cecília Meireles: uma história de duas leituras”, de 2010, e “Leitura na escola: para formar o homo legens”, de 2015). Os demais resultam de versões inicialmente produzidas para apresentação em eventos acadêmicos.

O texto “Leitura e formação do gosto: por uma pedagogia do desafio do desejo” (1992) foi apresentado em evento destinado a professores da educação básica. “A leitura escolarizada” (1988), “Sobre ensino da leitura” (1995), “Armadilhas discursivas da leitura: contra a ditadura da idiotia” (2008) e “De leis duras & noivas voadoras – 30 anos de Cole: temáticas e moções” (2009) foram apresentados em edições do Congresso de Leitura (Cole), promovido pela Associação de Leitura do Brasil (ALB); três desses foram publicados na revista Leitura: Teoria & Prática, da ALB, e um, em anais do Cole. “Entre a literatura e o ensino: um balanço das tematizações brasileiras (e assisenses) sobre literatura infantil e juvenil” (1998) e “O direito ao texto” (2010) foram produzidos para palestras em eventos, na Unesp, câmpus de Assis, e na Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, e depois publicados em revista e livro, respectivamente.

O ensaio com que se encerra o livro – “A literatura e a formação de uma mulher: momentos decisivos com Antonio Candido” (2017) – representa uma modesta homenagem a esse professor, produzida sob o impacto de seu falecimento, e foi inicialmente destinado a integrar coletânea de textos sobre literatura e educação.

 

https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-viola-ao-por-do-sol-borda-alca-azul/

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog