
A colônia foi o período em que o papel dos portos foi mais investigado. A Bahia e a Carreira da Índia, de José Roberto do Amaral Lapa; Relações Comerciais do Rio de Janeiro com Lisboa, 1763-1808, bem como O Rio de Janeiro e a Conjuntura Atlântica, de Corcino Medeiros dos Santos; e O Brasil no Comércio Colonial de José Jobson de A. Arruda são obras sempre citadas pela importância estratégica de suas contribuições.
Já para o Brasil independente, os estudos econômicos do comércio exterior infelizmente não desagregam por portos ou regiões o movimento das importações e exportações nem o da chegada e partida dos navios, e os raros trabalhos que abordam a cabotagem a partir de um determinado porto, a exemplo de Navegação a Vapor na Bahia Oitocentista (1839-1894), de Marcos Guedes Vaz Sampaio, são ainda pouco conhecidos fora dos seus locais de publicação.
Há que sublinhar, além do mais, que nestes estudos de história econômica a dinâmica portuária é sempre pressuposta, porém não constitui o fio condutor ou o foco central de análise. Na verdade, tanto o Império quanto as Repúblicas são períodos históricos nos quais os portos permanecem em larga medida encobertos por sombras densas.
O desenvolvimento do sistema portuário brasileiro posterior à ruptura do pacto colonial; as dinâmicas regionais entre os grandes e os pequenos portos; as infraestruturas portuárias como espaços de gestão; a relação entre as municipalidades e outras instituições governamentais na direção e no aparelhamento dos portos; e o mercado de trabalho afeto a este ou aquele porto antes e depois da Abolição são apenas alguns exemplos de assuntos significativos que ainda estão à espera de um historiador.
Histórias E Espaços Portuários: Salvador E Outros Portos surge a partir do seminário “Cem anos do Porto de Salvador”, com a intenção de contribuir para a historiografia dos portos e também com a pesquisa da História Atlântica, que relaciona as costas marítimas dos países colonizados.
Os textos apresentados nesta coletânea abordam a urbanização das cidades litorâneas do Brasil a partir das atividades mercantis dos portos. Através da leitura, é possível conhecer as especificidades dos portos no bairro do Comércio, em Salvador, além de Ilhéus, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Histórias e espaços portuários expõe a contribuição dos portos para a configuração social, econômica e política das cidades marítimas e, por conseguinte, do país.











