Tecnologia E Meio Ambiente

Tecnologia e Meio Ambiente é um dos componentes curriculares da Formação Humanística da Unijuí. A proposta deste componente é refletir sobre a questão ambiental, considerando o contexto atual e pensando no futuro, visto que falar sobre meio ambiente e sustentabilidade tornou-se “lugar comum”.

E, conforme Souza, “a aceitação tão generalizada de um conceito ou de uma ideia é muitas vezes um sintoma de que nem todas as suas dimensões foram bem apreendidas ou preservadas. Sobretudo o seu elemento contraditório”.
Desta forma, objetivamos com este componente curricular conhecer como “funciona” a natureza, a sua dinâmica. A partir daí poderemos discutir as transformações promovidas pelo desenvolvimento científico e tecnológico sobre o meio ambiente e suas consequências: os impactos ambientais e como reduzi-los, as diferentes propostas de desenvolvimento sustentável, as políticas públicas voltadas à questão ambiental, a melhoria da qualidade de vida e sua necessária relação com o meio ambiente.
Os conteúdos deste componente curricular serão trabalhados em seis Unidades:
Unidade 1 – Sistemas e funções da biosfera; a dinâmica e o funcionamento da natureza; fluxos de energia e matéria na biosfera; o processo de fotossíntese como essencial à existência da vida no planeta Terra; os ecossistemas e sua evolução (de organismo à biosfera).
Unidade 2 – Recursos naturais e transformações ambientais: esgotamento dos recursos naturais, poluição, degradação dos sistemas naturais, problemas ambientais e a ação/dimensão humana destes problemas.
Unidade 3 – Ambiente e desenvolvimento econômico: dá para conciliar? As noções de desenvolvimento sustentável em várias concepções; o desenvolvimento sustentável “de mercado”; a idéia presente no relatório “Nosso Futuro Comum” (Relatório Brundtland), a visão dos ambientalistas; o “Ecodesenvolvimento”. A Educação Ambiental.
Unidade 4 – Os certificados ISO. A ISO 14.000; o “selo verde” e outras certificações ambientais. A Gestão ambiental nas empresas. O marketing ambiental como forma de garantir o mercado consumidor (principalmente o internacional) e os consumidores “verdes”.
Unidade 5 – A presença da sociedade civil organizada. As ONGs como propulsoras das discussões ambientais. As principais organizações não governamentais brasileiras e internacionais: como atuam, como são financiadas, o que as diferencia. A perda da radicalidade do movimento ambientalista no Brasil e no mundo. As ONGs hoje.
Unidade 6 – Os grandes eventos mundiais desde a década de 1970 (século XX) aos dias atuais. A Conferência do Rio de Janeiro, no ano de 1992 (Eco-92), como um marco deste processo. A elaboração do Programa 21 ou Agenda 21 Mundial.

 

 

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Tecnologia e Meio Ambiente é um dos componentes curriculares da Formação Humanística da Unijuí. A proposta deste componente é refletir sobre a questão ambiental, considerando o contexto atual e pensando no futuro, visto que falar sobre meio ambiente e sustentabilidade tornou-se “lugar comum”. E, conforme Souza, “a aceitação tão generalizada de um conceito ou de uma ideia é muitas vezes um sintoma de que nem todas as suas dimensões foram bem apreendidas ou preservadas. Sobretudo o seu elemento contraditório”.
Desta forma, objetivamos com este componente curricular conhecer como “funciona” a natureza, a sua dinâmica. A partir daí poderemos discutir as transformações promovidas pelo desenvolvimento científico e tecnológico sobre o meio ambiente e suas consequências: os impactos ambientais e como reduzi-los, as diferentes propostas de desenvolvimento sustentável, as políticas públicas voltadas à questão ambiental, a melhoria da qualidade de vida e sua necessária relação com o meio ambiente.
Os conteúdos deste componente curricular serão trabalhados em seis Unidades:
Unidade 1 – Sistemas e funções da biosfera; a dinâmica e o funcionamento da natureza; fluxos de energia e matéria na biosfera; o processo de fotossíntese como essencial à existência da vida no planeta Terra; os ecossistemas e sua evolução (de organismo à biosfera).
Unidade 2 – Recursos naturais e transformações ambientais: esgotamento dos recursos naturais, poluição, degradação dos sistemas naturais, problemas ambientais e a ação/dimensão humana destes problemas.
Unidade 3 – Ambiente e desenvolvimento econômico: dá para conciliar? As noções de desenvolvimento sustentável em várias concepções; o desenvolvimento sustentável “de mercado”; a idéia presente no relatório “Nosso Futuro Comum” (Relatório Brundtland), a visão dos ambientalistas; o “Ecodesenvolvimento”. A Educação Ambiental.
Unidade 4 – Os certificados ISO. A ISO 14.000; o “selo verde” e outras certificações ambientais. A Gestão ambiental nas empresas. O marketing ambiental como forma de garantir o mercado consumidor (principalmente o internacional) e os consumidores “verdes”.
Unidade 5 – A presença da sociedade civil organizada. As ONGs como propulsoras das discussões ambientais. As principais organizações não governamentais brasileiras e internacionais: como atuam, como são financiadas, o que as diferencia. A perda da radicalidade do movimento ambientalista no Brasil e no mundo. As ONGs hoje.
Unidade 6 – Os grandes eventos mundiais desde a década de 1970 (século XX) aos dias atuais. A Conferência do Rio de Janeiro, no ano de 1992 (Eco-92), como um marco deste processo. A elaboração do Programa 21 ou Agenda 21 Mundial.

 

 

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