A crise paradigmática e a emergência de novos conceitos e valores na contemporaneidade não deixam passar incólume a universidade. Em tempos de revolução científica e tecnológica, ritos, saberes e modos de intervenção social vêm sendo amplamente questionados, como também despertado valores e outras sociabilidades que precisam ser investigadas e trazidas à baila na educação.
Assim como as questões históricas que atravessam o fenômeno educativo e as práticas sociais da educação editam eras que fazem emergir situações políticas que necessitam de reflexão e enfrentamento.
As reformas educacionais implantadas desde 2017, no Brasil, como a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no seu bojo a reforma do ensino médio e o projeto “Escola sem partido”ameaçam a autonomia docente, a educação pública de qualidade, configurando um cenário de grande retrocesso político.
“Para onde vai a didática? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade” foi o tema escolhido para o XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE), sediado em Salvador, Bahia, no período de 3 a 6 de setembro de 2018, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em parceria com outras universidades baianas – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
Com este tema gerador e eixos temáticos subsequentes, discutiu-se diferentes formas de se interpretar o fenômeno da educação e do ensino, do currículo, das concepções pedagógicas e didáticas, com o fito na proposição de uma educação crítica emancipatória.
Práticas educativas e as políticas educacionais que necessitam de enfrentamento, no momento presente e no futuro, foram amplamente discutidas e alternativas de solução aventadas.
Com efeito, buscou-se divulgar pesquisas, estudos, experiências sobre a didática, docência, saberes docentes e formação de professores, no entrecruzamento de múltiplos olhares sobre o contexto atual, seus desafios, embates, enfrentamentos e implicações na educação básica e educação superior.
Confrontamos paradigmas, criando espaços de interlocução e trabalho cooperativo entre as instituições e as pessoas.
Este Livro 01 trata, pois, das abordagens teóricas da didática na atualidade num cotejamento entre o que foi a didática num passado ainda recente, no presente e também no futuro.