A Didática E Os Desafios Políticos Da Atualidade

A Didática E Os Desafios Políticos Da Atualidade trata da didática no ensino superior, da relação entre educação, pedagogia e didática emancipatórias.

Os temas nucleares ou que perpassam o saber didático da contemporaneidade tem sido atravessados por barreiras. A Didática E Os Desafios Políticos Da Atualidade questiona até que ponto vem sendo possível abordar o protagonismo dos sujeitos, as emergências; as relações e implicações produzidas entre a didática e as narrativas de formação docente sob a égide da sociedade neoliberal etc.

Diante desses e de outros pontos fundamentais, A Didática E Os Desafios Políticos Da Atualidade funciona como uma ferramenta ampla de conhecimento por alcançar desde as pessoas sensíveis às problemáticas educacionais, aos profissionais da educação e estudantes de licenciaturas e da pós-graduação.

O XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe), realizado na cidade de Salvador, Bahia, no período de 3 a 6 de setembro de 2018, colocou aos cerca de 3 mil participantes ali presentes o desafio de discutir, problematizar e propor encaminhamentos possíveis à indagação: “Para onde vai a didática?”.

A partir dessa indagação, quais os enfrentamentos às abordagens teóricas as pesquisas têm contemplado diante dos desafios políticos da atualidade?

E nesses contextos, até que ponto tem sido possível abordar os temas da contemporaneidade que são nucleares ou atravessam o saber didático, como o protagonismo dos sujeitos, as emergências, as tensões e as tecnologias; as contribuições oriundas das aproximações realizadas entre a didática e as distintas áreas do conhecimento e as relações e implicações produzidas entre a didática e as narrativas de formação docente sob a égide da sociedade neoliberal?

As políticas que interferem nos processos de formação docente, no contexto atual, são decorrência direta de um processo de mercantilização da educação como parte do elenco das novas estratégias de desenvolvimento sustentável e de crescimento econômico, defendidas pelo Banco Mundial.

Essas estratégias se viabilizam por intermédio do financiamento de projetos que objetivam o combate à pobreza como foco das suas atividades, ao mesmo tempo em que determinam as diretrizes e estratégias para a educação em países de cuja lista o Brasil faz parte.

As prioridades da citada política incidem negativamente sobre a formação de professores ao acentuar como foco dos cursos as práticas de ensinar em detrimento das teorias e ao implementar sistemas de avaliação e premiação que precarizam o trabalho docente ao instituir abono no lugar de aumento salariais.

Essas e outras medidas somadas a tantas outras passam pela vida profissional dos professores sem que eles compreendam com clareza os determinantes e a intencionalidade de tais ações.

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A Didática E Os Desafios Políticos Da Atualidade trata da didática no ensino superior, da relação entre educação, pedagogia e didática emancipatórias.

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Diante desses e de outros pontos fundamentais, A Didática E Os Desafios Políticos Da Atualidade funciona como uma ferramenta ampla de conhecimento por alcançar desde as pessoas sensíveis às problemáticas educacionais, aos profissionais da educação e estudantes de licenciaturas e da pós-graduação.

O XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe), realizado na cidade de Salvador, Bahia, no período de 3 a 6 de setembro de 2018, colocou aos cerca de 3 mil participantes ali presentes o desafio de discutir, problematizar e propor encaminhamentos possíveis à indagação: “Para onde vai a didática?”.

A partir dessa indagação, quais os enfrentamentos às abordagens teóricas as pesquisas têm contemplado diante dos desafios políticos da atualidade?

E nesses contextos, até que ponto tem sido possível abordar os temas da contemporaneidade que são nucleares ou atravessam o saber didático, como o protagonismo dos sujeitos, as emergências, as tensões e as tecnologias; as contribuições oriundas das aproximações realizadas entre a didática e as distintas áreas do conhecimento e as relações e implicações produzidas entre a didática e as narrativas de formação docente sob a égide da sociedade neoliberal?

As políticas que interferem nos processos de formação docente, no contexto atual, são decorrência direta de um processo de mercantilização da educação como parte do elenco das novas estratégias de desenvolvimento sustentável e de crescimento econômico, defendidas pelo Banco Mundial.

Essas estratégias se viabilizam por intermédio do financiamento de projetos que objetivam o combate à pobreza como foco das suas atividades, ao mesmo tempo em que determinam as diretrizes e estratégias para a educação em países de cuja lista o Brasil faz parte.

As prioridades da citada política incidem negativamente sobre a formação de professores ao acentuar como foco dos cursos as práticas de ensinar em detrimento das teorias e ao implementar sistemas de avaliação e premiação que precarizam o trabalho docente ao instituir abono no lugar de aumento salariais.

Essas e outras medidas somadas a tantas outras passam pela vida profissional dos professores sem que eles compreendam com clareza os determinantes e a intencionalidade de tais ações.

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