
Investimentos vêm sendo realizados para a construção da Educação Inclusiva, primariamente compreendida como educação, na classe de ensino comum, de estudantes com alguma diferença expressiva que pode afetar o seu processo de escolarização.
Para tanto, professores têm sido capacitados por meio de cursos de especialização e outros expedientes de qualificação docente; recursos didáticos – tecnológicos e metodológicos – devidamente adaptados para as particularidades desse alunato têm sido desenvolvidos.
Nos anos recentes, alguma atenção vem sendo dispensada também às condições sociais presentes nas situações de sala de aula, entendendo que a aprendizagem por parte de estudantes com alguma necessidade educacional especial pode ser afetada profundamente pelas condições do seu entorno social.
Esta tendência é fundada na idéia de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula não pode ser vista como conseqüência apenas da competência do professor e do estudante nem dos avançados recursos empregados.
A natureza das relações sociais e interpessoais que se estabelecem entre o professor e cada um de seus alunos, incluindo aquele com alguma necessidade educacional especial, pode influenciar expressivamente a consecução das metas da educação escolar.
O ambiente social da sala de aula e de toda a escola constitui-se como um campo no qual se realizam todas as atividades escolares.
Ao apresentarmos o livro Atitudes Sociais Em Relação À Inclusão, enveredamos pelo universo da Educação Especial e Inclusiva com a intenção de apresentar ao caro leitor um dos aspectos sociais fundamentais para a ampliação da compreensão do fenômeno da Educação Especial e Inclusiva, as atitudes sociais.
Dessa forma, convidamos você a percorrer esse caminho científico de entendimentos acerca do assunto. No decorrer da leitura, os textos revelam em seus principais resultados que há muitas informações equivocadas ou parciais a respeito da natureza das deficiências.
Outros resultados evidenciaram que, mediante a provisão de informações detalhadas e adequadas a respeito de deficiências, podem ser modificadas favoravelmente as atitudes sociais de estudantes em relação à inclusão de colegas com deficiência.
Nesse sentido, os estudiosos interessados na temática poderão se deleitar sobre tantos outros resultados apresentados neste livro, e especialmente poderão em posse de informações adequadas ter a primeira ferramenta para a construção de um ambiente social acolhedor para estudantes com deficiência nas escolas, da Educação Infantil ao Ensino Superior.
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