Educação E Religiosidade Na Obra Doutrina Para Crianças De Ramon Llull (1274-1276)

Na obra Doutrina para Crianças, escrita para o seu filho Domingos por volta 1274, Ramon Llull apresenta os principais elementos para uma boa educação.

Este livro reúne reflexões de Natasha Mateus sobre o filósofo medieval Ramon Llull e sua relação com a educação através da obra Doutrina para Crianças, um manual pedagógico composto pelo autor para seu filho Domingos, no século XIII.

A autora vem se dedicando a esses estudos desde o período da iniciação científica na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com continuidade na Pós-Graduação.

Ramon Llull viveu na Península Ibérica, mais especificamente em Maiorca, na atual Espanha num momento de enfrentamento entre cristãos e muçulmanos pela posse daquela região, retomada pelos primeiros no processo da chamada Reconquista Cristã.

Natasha Mateus segue a linha teórica da História do Imaginário para nos levar conhecer o pensamento de Llull acerca da educação, relacionada à sabedoria, ao conhecimento de Deus e à prática das virtudes.

O objetivo do filósofo era conduzir o ser humano ao melhor caminho para viver em sociedade e obter a salvação da alma, com base nos ensinamentos cristãos.

O próprio Llull se apresenta como um pecador que passou pela iluminação divina, tornando-se então um pregador leigo, com o intuito de fortalecer o cristianismo e converter os muçulmanos.

Llull também se preocupava muito com o comportamento dos cristãos e sua relação com a religiosidade. Por isso, a autora nos explica que para o filósofo catalão a principal conduta deveria ser amar a Deus através da alma racional.

O autor se mostra sensível às crianças, direcionando como deveria ser a sua educação. Estas deveriam ser ensinadas nos estudos das chamadas Sete Artes Liberais, das quais a mais nobre seria a Teologia, intercalada com a fé.

O livro de Natasha Mateus é dividido em três capítulos. O capítulo 1 mostra a trajetória do autor e seus objetivos de cristianização dos muçulmanos após a conversão, direcionando-se para uma vida de pregador religioso leigo. Além disso, trata da influência do franciscanismo no seu pensamento.

Já o capítulo 2 aborda a educação na Idade Média e em seu manual pedagógico Doutrina para Crianças.

Na última parte do seu livro (capítulo 3), nos conduz à “educação para salvar”, isto é, as concepções lulianas sobre o Além (Inferno, Purgatório e Paraíso), cujo propósito era mostrar ao seu filho a luta entre o bem (Deus) e o mal (Diabo) que poderia conduzir o ser humano ao Paraíso ou ao Inferno.

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Na obra Doutrina para Crianças, escrita para o seu filho Domingos por volta 1274, Ramon Llull apresenta os principais elementos para uma boa educação.

Este livro reúne reflexões de Natasha Mateus sobre o filósofo medieval Ramon Llull e sua relação com a educação através da obra Doutrina para Crianças, um manual pedagógico composto pelo autor para seu filho Domingos, no século XIII.

A autora vem se dedicando a esses estudos desde o período da iniciação científica na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com continuidade na Pós-Graduação.

Ramon Llull viveu na Península Ibérica, mais especificamente em Maiorca, na atual Espanha num momento de enfrentamento entre cristãos e muçulmanos pela posse daquela região, retomada pelos primeiros no processo da chamada Reconquista Cristã.

Natasha Mateus segue a linha teórica da História do Imaginário para nos levar conhecer o pensamento de Llull acerca da educação, relacionada à sabedoria, ao conhecimento de Deus e à prática das virtudes.

O objetivo do filósofo era conduzir o ser humano ao melhor caminho para viver em sociedade e obter a salvação da alma, com base nos ensinamentos cristãos.

O próprio Llull se apresenta como um pecador que passou pela iluminação divina, tornando-se então um pregador leigo, com o intuito de fortalecer o cristianismo e converter os muçulmanos.

Llull também se preocupava muito com o comportamento dos cristãos e sua relação com a religiosidade. Por isso, a autora nos explica que para o filósofo catalão a principal conduta deveria ser amar a Deus através da alma racional.

O autor se mostra sensível às crianças, direcionando como deveria ser a sua educação. Estas deveriam ser ensinadas nos estudos das chamadas Sete Artes Liberais, das quais a mais nobre seria a Teologia, intercalada com a fé.

O livro de Natasha Mateus é dividido em três capítulos. O capítulo 1 mostra a trajetória do autor e seus objetivos de cristianização dos muçulmanos após a conversão, direcionando-se para uma vida de pregador religioso leigo. Além disso, trata da influência do franciscanismo no seu pensamento.

Já o capítulo 2 aborda a educação na Idade Média e em seu manual pedagógico Doutrina para Crianças.

Na última parte do seu livro (capítulo 3), nos conduz à “educação para salvar”, isto é, as concepções lulianas sobre o Além (Inferno, Purgatório e Paraíso), cujo propósito era mostrar ao seu filho a luta entre o bem (Deus) e o mal (Diabo) que poderia conduzir o ser humano ao Paraíso ou ao Inferno.

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