A Identidade Da América Latina

A Identidade Da América Latina explora com notada propriedade e profundidade o projeto intelectual de Zea de uma identidade para a América Latina.

Identidade, integração e libertação foram, indubitavelmente, ao longo da história da América Latina, alguns dos temas mais caros aos pensadores da região. Em relação à identidade, grande parte dos intelectuais latino-americanos, sobretudo do período após a independência política, lançaram-se a profundas reflexões identitárias de caráter supranacional, ou seja, reflexões que não se limitaram às aspirações e motivações de âmbito estritamente nacional.

Ao lado da literatura e do gênero ensaístico — e por vezes mesclando-se com estes —, o desenvolvimento e a prática de uma História das Ideias — ideias latino-americanas, por excelência — converteram-se no meio, no instrumento privilegiado para conduzir e expressar tais reflexões e projetos de libertação, integração e identidade.

O filósofo mexicano Leopoldo Zea Aguilar (1912–2004), autor infelizmente ainda muito pouco conhecido nos meios intelectuais, brasileiros, — cujo projeto intelectual de uma identidade para a América Latina é o objeto deste instigante livro de Luciano dos Santos — foi o fundador e principal líder do chamado movimento latino-americano de História das Ideias.

Considero que uma via extremamente fértil de aproximação e conhecimento das bases do pensamento e das ideias de Leopoldo Zea — a qual nos propomos a seguir aqui — é aquela que o toma em sua articulação e inserção no contexto do movimento intelectual latinoamericano de História das Ideias, do qual ele próprio foi a principal expressão.

Um movimento intelectual surgido entre as décadas de 1940 e 1950, a partir do México e da Argentina — mas que logo se difundiria por todo o continente americano —, que tinha como característica básica a reflexão sobre a história e as características do pensamento latino-americano no período pós-independência, com vistas ao estabelecimento e à execução de certo programa de orientação dos estudos latinoamericanos no campo das ideias.

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Ao lado da literatura e do gênero ensaístico — e por vezes mesclando-se com estes —, o desenvolvimento e a prática de uma História das Ideias — ideias latino-americanas, por excelência — converteram-se no meio, no instrumento privilegiado para conduzir e expressar tais reflexões e projetos de libertação, integração e identidade.

O filósofo mexicano Leopoldo Zea Aguilar (1912–2004), autor infelizmente ainda muito pouco conhecido nos meios intelectuais, brasileiros, — cujo projeto intelectual de uma identidade para a América Latina é o objeto deste instigante livro de Luciano dos Santos — foi o fundador e principal líder do chamado movimento latino-americano de História das Ideias.

Considero que uma via extremamente fértil de aproximação e conhecimento das bases do pensamento e das ideias de Leopoldo Zea — a qual nos propomos a seguir aqui — é aquela que o toma em sua articulação e inserção no contexto do movimento intelectual latinoamericano de História das Ideias, do qual ele próprio foi a principal expressão.

Um movimento intelectual surgido entre as décadas de 1940 e 1950, a partir do México e da Argentina — mas que logo se difundiria por todo o continente americano —, que tinha como característica básica a reflexão sobre a história e as características do pensamento latino-americano no período pós-independência, com vistas ao estabelecimento e à execução de certo programa de orientação dos estudos latinoamericanos no campo das ideias.

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