Jornalismo Imersivo De Realidade Virtual

A presente pesquisa tem como objeto refletir sobre as potencialidades narrativas da tecnologia de realidade virtual nas narrativas audiovisuais.

O jornalismo é uma atividade socialmente reconhecida, pois oferece aos indivíduos informações sobre o seu cotidiano em sociedade.

É pelo compromisso com a interpretação dos acontecimentos que sua prática é legitimada como agente importante à construção da democracia.

Pesquisar sobre um jornalismo audiovisual em um contexto de constante mutação é um desafio metodológico que requer atenção, não apenas na prática jornalística, mas também nas práticas culturais que favorecem determinadas plataformas.

Conforme Roy Armes, assim como os antepassados usavam as pinturas nas cavernas como forma de compreender o meio à sua volta, passou-se a utilizar os registros de som e imagem para obter poder sobre a realidade.

O jornalismo tem passado por mudanças estruturais que não se explicam exclusivamente pelo avanço tecnológico – ainda que este seja o motor destas transformações – mas também pela mudança de comportamento do público diante das diversas fontes de informação e conteúdo.

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o jornalismo imersivo de realidade virtual, com o objetivo de refletir sobre as potencialidades narrativas da tecnologia de realidade virtual nas narrativas audiovisuais.

E, ainda, entender o conceito de imersão e como ele se materializa no jornalismo, analisar as produções jornalísticas em realidade virtual e propor um modelo narrativo que dê conta das especificidades da tecnologia na produção jornalística imersiva.

As perguntas norteadoras desta pesquisa são a) o que é imersão e como ela se materializa no jornalismo; b) quais os níveis de imersão nos produtos jornalísticos; e, principalmente c) quais as possibilidades narrativas da realidade virtual no jornalismo?

Para atender a estes objetivos a pesquisa adota a estratégia da triangulação metodológica, combinando três métodos: estudo bibliográfico, estudo analítico-descritivo e estudo comparativo.

O corpus empírico é formado pelas reportagens produzidas em 360 graus do jornal americano The New York Times, o espanhol El País e o documentário brasileiro Rio de Lama, do diretor Tadeu Jungle, destaques pelo uso inovador do formato e pelas temáticas abordadas.

Como resultado do percurso de pesquisa, obteve-se uma categorização com tipos e graus de imersão, além de uma série de recomendações técnicas e teóricas para a produção de produção jornalística em realidade virtual.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Jornalismo Imersivo De Realidade Virtual

A presente pesquisa tem como objeto refletir sobre as potencialidades narrativas da tecnologia de realidade virtual nas narrativas audiovisuais.

O jornalismo é uma atividade socialmente reconhecida, pois oferece aos indivíduos informações sobre o seu cotidiano em sociedade.

É pelo compromisso com a interpretação dos acontecimentos que sua prática é legitimada como agente importante à construção da democracia.

Pesquisar sobre um jornalismo audiovisual em um contexto de constante mutação é um desafio metodológico que requer atenção, não apenas na prática jornalística, mas também nas práticas culturais que favorecem determinadas plataformas.

Conforme Roy Armes, assim como os antepassados usavam as pinturas nas cavernas como forma de compreender o meio à sua volta, passou-se a utilizar os registros de som e imagem para obter poder sobre a realidade.

O jornalismo tem passado por mudanças estruturais que não se explicam exclusivamente pelo avanço tecnológico – ainda que este seja o motor destas transformações – mas também pela mudança de comportamento do público diante das diversas fontes de informação e conteúdo.

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o jornalismo imersivo de realidade virtual, com o objetivo de refletir sobre as potencialidades narrativas da tecnologia de realidade virtual nas narrativas audiovisuais.

E, ainda, entender o conceito de imersão e como ele se materializa no jornalismo, analisar as produções jornalísticas em realidade virtual e propor um modelo narrativo que dê conta das especificidades da tecnologia na produção jornalística imersiva.

As perguntas norteadoras desta pesquisa são a) o que é imersão e como ela se materializa no jornalismo; b) quais os níveis de imersão nos produtos jornalísticos; e, principalmente c) quais as possibilidades narrativas da realidade virtual no jornalismo?

Para atender a estes objetivos a pesquisa adota a estratégia da triangulação metodológica, combinando três métodos: estudo bibliográfico, estudo analítico-descritivo e estudo comparativo.

O corpus empírico é formado pelas reportagens produzidas em 360 graus do jornal americano The New York Times, o espanhol El País e o documentário brasileiro Rio de Lama, do diretor Tadeu Jungle, destaques pelo uso inovador do formato e pelas temáticas abordadas.

Como resultado do percurso de pesquisa, obteve-se uma categorização com tipos e graus de imersão, além de uma série de recomendações técnicas e teóricas para a produção de produção jornalística em realidade virtual.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog