Psicologia

Louise A. Lhullier (Org.) - Psicologia: Uma Profissão De Muitas E Diferentes Mulheres

Reconhecer que a Psicologia brasileira é composta por uma maioria de mulheres (89%) passa também por reconhecer a sua diversidade. Esta foi uma das pautas prioritárias do CFP na gestão 2011-2013.

Nessa perspectiva, a investigação de como o feminino pode influenciar no exercício profissional nos leva à necessidade da compreensão de como as psicólogas vivem, o que pensam e como atuam.

A pesquisa “Efeitos do feminino no exercício da Psicologia no Brasil” realizou-se em duas etapas, uma de viés mais quantitativo, lançada em maio de 2013 na publicação “Quem é a psicóloga brasileira?”; e agora apresentamos a outra, de abordagem qualitativa: Psicologia: Uma Profissão De Muitas E Diferentes Mulheres.

Vale lembrar que o CFP desde 1988 investiga o perfil da categoria, e teve como marco inicial a pesquisa que originou a publicação “Quem é o Psicólogo brasileiro?”, com sua terceira edição publicada em 2001, além de outras pesquisas quantitativas sobre o perfil dos profissionais de Psicologia que originaram relatórios publicados em 2001 e 2004.

Psicologia: Uma Profissão De Muitas E Diferentes Mulheres apresenta uma produção que se propõe a dar conta de uma dimensão subjetiva da profissão perpassando as questões sobre o feminino dentro da categoria.

Psicologia: Uma Profissão De Muitas E Diferentes Mulheres possibilita um avanço nas práticas profissionais a partir da reflexão sobre as questões de gênero, além da oportunidade de produzir debates sobre a Psicologia no Brasil na atualidade.

Não há como se voltar para o cuidado de outras (os) sem que haja uma rigorosa contemplação de si, que inclua uma crítica sóciohistórica e uma profunda análise contextual de nossa inserção na sociedade.

Podemos libertar e podemos oprimir, na medida em que aquilo que está em questão é a autonomia e o conceito de liberdade que subsidia nossas práticas.

Após 50 anos da profissão de Psicologia regulamentada no país, torna-se imprescindível refletir de forma crítica sobre as dimensões subjetivas que caracterizam as muitas e diferentes mulheres que compõem essa categoria e que conquistam cada vez mais seu espaço na sociedade.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Psicologia

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog