Teorias E Práticas De Letramento

Lia Scholze & Tania M. K. Rösing (Orgs.) - Teorias E Práticas De Letramento

Esta coletânea reúne 16 textos que propiciam rica reflexão sobre o conceito de letramento que, ultrapassando a mera aquisição dos códigos da leitura e da escrita, envolve as práticas sociais ligadas à sua utilização.

A obra chama atenção para a complexidade das dinâmicas da cultura escrita e para o modo como nela se inserem os sujeitos, quer seja na perspectiva da escola, quer seja em sentido mais amplo.

Teorias E Práticas De Letramento traz um conjunto de estudos sobre o processo de alfabetização que constitui importante contribuição para se compreender o seu caráter complexo e para se enfrentar criticamente as suas dificuldades, evitando as atitudes ingênuas sobre os motivos que levam ao fracasso do ensino da leitura e da escrita.

Seus autores têm se debruçado há muito sobre essas questões e possuem uma expressiva folha de serviços referente às orientações teórico-práticas para a sua abordagem. Como a condução da criança para o mundo da escrita não é tarefa fácil, as sínteses que buscam atualizar os conhecimentos das diferentes áreas sobre o tema podem ajudar o professor nesse seu encargo.

Diante da possibilidade aventada pelo MEC, em 2006, de reativar o uso de cartilhas para alfabetizar, Luiz Carlos Cagliari retoma a polêmica sobre os métodos alimentada pela imprensa, abordando-a em termos mais fundamentados.

Isabel Frade, ao tratar da alfabetização no ensino fundamental de nove anos, traz luzes sobre como trabalhar com as crianças de seis anos, relegadas ao "limbo curricular" desde que se abriram as possibilidades de integrá-las definitivamente ao ensino fundamental.

Matemática e analfabetismo funcional é de que trata o artigo de Dione Lucchesi de Carvalho, uma questão mais do que atual, considerando que muito da nossa escola ainda gira em torno do ler, escrever e contar.

Esses são alguns dos textos reunidos nesta coletânea, que, como os demais, têm tudo a ver com as possibilidades de incrementar as práticas cotidianas nas escolas.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Teorias E Práticas De Letramento

Lia Scholze & Tania M. K. Rösing (Orgs.) – Teorias E Práticas De Letramento

Esta coletânea reúne 16 textos que propiciam rica reflexão sobre o conceito de letramento que, ultrapassando a mera aquisição dos códigos da leitura e da escrita, envolve as práticas sociais ligadas à sua utilização.

A obra chama atenção para a complexidade das dinâmicas da cultura escrita e para o modo como nela se inserem os sujeitos, quer seja na perspectiva da escola, quer seja em sentido mais amplo.

Teorias E Práticas De Letramento traz um conjunto de estudos sobre o processo de alfabetização que constitui importante contribuição para se compreender o seu caráter complexo e para se enfrentar criticamente as suas dificuldades, evitando as atitudes ingênuas sobre os motivos que levam ao fracasso do ensino da leitura e da escrita.

Seus autores têm se debruçado há muito sobre essas questões e possuem uma expressiva folha de serviços referente às orientações teórico-práticas para a sua abordagem. Como a condução da criança para o mundo da escrita não é tarefa fácil, as sínteses que buscam atualizar os conhecimentos das diferentes áreas sobre o tema podem ajudar o professor nesse seu encargo.

Diante da possibilidade aventada pelo MEC, em 2006, de reativar o uso de cartilhas para alfabetizar, Luiz Carlos Cagliari retoma a polêmica sobre os métodos alimentada pela imprensa, abordando-a em termos mais fundamentados.

Isabel Frade, ao tratar da alfabetização no ensino fundamental de nove anos, traz luzes sobre como trabalhar com as crianças de seis anos, relegadas ao “limbo curricular” desde que se abriram as possibilidades de integrá-las definitivamente ao ensino fundamental.

Matemática e analfabetismo funcional é de que trata o artigo de Dione Lucchesi de Carvalho, uma questão mais do que atual, considerando que muito da nossa escola ainda gira em torno do ler, escrever e contar.

Esses são alguns dos textos reunidos nesta coletânea, que, como os demais, têm tudo a ver com as possibilidades de incrementar as práticas cotidianas nas escolas.

 

https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-magica-meninas-floydas-preta/

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog