Latine Loqui Vol. I

Latine Loqui representa o esforço de desenvolver uma reflexão teórica e uma prática acerca do ensino do latim nas universidades brasileiras.

Ainda nos primeiros momentos de desenvolvimento deste material, surgiu a sugestão do nome Latine Loqui, inspirado pela muito famosa frase de Quintiliano que diz serem coisas diferentes falar latim e falar gramatiquês “Quare mihi non invenuste dici videtur aliud esse Latine, aliud grammatice loqui”, Inst. or. 1.6.

A razão que nos moveu em direção à escolha deste nome, naquele momento, foi menos o verbo falar, loqui, e mais essa contraposição entre a língua e o código opaco muitas vezes ensinado aos alunos como se língua fosse. A inspiração era fazer a língua latina falar com os alunos nas nossas salas de aula, devolver a ela o sentido de veículo de comunicação através do qual uma mensagem plena de significado é transmitida.

Esse sentido continua sendo muito real e presente: gostaríamos que nosso trabalho fosse um auxílio aos que desejam ver os autores falando em latim com seus alunos.

Por outro lado, durante o processo de criação, teste e recriação das unidades, o contato com outras metodologias de ensino de latim nos fez refletir que o nome se tornava cada vez mais apto a descrever a prática pedagógica que desejamos desenvolver em nossas salas de aula: uma em que o aluno não seja apenas um receptor, mas em que ele se aproprie da língua latina, faça dela algo de seu e, por meio dela, reconheça, conheça e construa a seu mundo e a si mesmo.

Assim, duplamente, Latine Loqui representa o esforço – que vai além deste material didático, mas é por ele representado – de desenvolver uma reflexão teórica e uma prática acerca do ensino do latim nas universidades brasileiras.

Sem dúvida, nosso desejo é que o latim esteja ao alcance de todos que almejem conhecê-lo. No entanto, este material foi desenvolvido, entre os anos de 2010 e 2014, para uso na graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Ainda que, talvez, possa ser usado em outras situações, ele foi pensado tendo em mente as condições reais dos cursos de Letras no Brasil: o tempo exíguo, a necessidade do – ou ao menos preferência pelo – contato com a literatura clássica, a sala de aula e a presença do professor.

Por essa razão, as unidades são centradas no uso do latim, e explicações gramaticais e exercícios vêm ao final, para os professores e alunos que quiserem utilizá-los.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Latine Loqui Vol. I

Latine Loqui representa o esforço de desenvolver uma reflexão teórica e uma prática acerca do ensino do latim nas universidades brasileiras.

Ainda nos primeiros momentos de desenvolvimento deste material, surgiu a sugestão do nome Latine Loqui, inspirado pela muito famosa frase de Quintiliano que diz serem coisas diferentes falar latim e falar gramatiquês “Quare mihi non invenuste dici videtur aliud esse Latine, aliud grammatice loqui”, Inst. or. 1.6.

A razão que nos moveu em direção à escolha deste nome, naquele momento, foi menos o verbo falar, loqui, e mais essa contraposição entre a língua e o código opaco muitas vezes ensinado aos alunos como se língua fosse. A inspiração era fazer a língua latina falar com os alunos nas nossas salas de aula, devolver a ela o sentido de veículo de comunicação através do qual uma mensagem plena de significado é transmitida.

Esse sentido continua sendo muito real e presente: gostaríamos que nosso trabalho fosse um auxílio aos que desejam ver os autores falando em latim com seus alunos.

Por outro lado, durante o processo de criação, teste e recriação das unidades, o contato com outras metodologias de ensino de latim nos fez refletir que o nome se tornava cada vez mais apto a descrever a prática pedagógica que desejamos desenvolver em nossas salas de aula: uma em que o aluno não seja apenas um receptor, mas em que ele se aproprie da língua latina, faça dela algo de seu e, por meio dela, reconheça, conheça e construa a seu mundo e a si mesmo.

Assim, duplamente, Latine Loqui representa o esforço – que vai além deste material didático, mas é por ele representado – de desenvolver uma reflexão teórica e uma prática acerca do ensino do latim nas universidades brasileiras.

Sem dúvida, nosso desejo é que o latim esteja ao alcance de todos que almejem conhecê-lo. No entanto, este material foi desenvolvido, entre os anos de 2010 e 2014, para uso na graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Ainda que, talvez, possa ser usado em outras situações, ele foi pensado tendo em mente as condições reais dos cursos de Letras no Brasil: o tempo exíguo, a necessidade do – ou ao menos preferência pelo – contato com a literatura clássica, a sala de aula e a presença do professor.

Por essa razão, as unidades são centradas no uso do latim, e explicações gramaticais e exercícios vêm ao final, para os professores e alunos que quiserem utilizá-los.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog