O Negro Nos Espaços Publicitários Brasileiros

O Negro Nos Espaços Publicitários Brasileiros se coloca diante de questões que permeiam hoje de forma intensa e desafiadora a sociedade contemporânea.

Esta obra é uma coletânea interdisciplinar de artigos produzidos por prestigiados cientistas sociais que se dedicam a pesquisar e compreender as dinâmicas e os efeitos de sentido dos meios de comunicação na sociedade e as questões dos estereótipos.

A proposta do livro é discutir e analisar o papel, os espaços e os efeitos da publicidade na reprodução, no reforço e na sedimentação de conteúdos negativos em relação ao estereótipo da categoria social Negro, e também apresentar as tendências que estão surgindo no campo publicitário para combater o racismo em todas as suas nuanças e margens de manifestação.

A presente coletânea se coloca diante de questões que permeiam hoje de forma intensa e desafiadora a sociedade contemporânea. Questões que se situam na confluência do reconhecimento de uma sociedade marcada pelo consumo e de suas estratégias mercadológicas, ao mesmo tempo sob a mediação dos meios de comunicação social e especialmente diante da expressão e significação da diversidade cultural e das condições de classe social.

Essas questões, aparentemente com preocupações entre si distantes, na verdade fundamentam e estão presentes como objeto de problematização da coletânea e se desdobram nos diversos olhares disciplinares dos seus capítulos, propiciando que o tema que dá título à coletânea, a presença do negro em práticas publicitárias brasileiras, se coloque como um objeto crítico e de debate, ao mesmo tempo propositivo e de diálogo, atual e oportuno sob diversos ângulos.

Os estudiosos no campo da comunicação já há muito tempo apontam que os meios de comunicação não se colocam como um espelho da sociedade, mas como um espaço onde se elaboram, se negociam e se difundem os discursos, os valores e as identidades.

É o espaço do comum mediático, ou seja, o espaço por onde circulam as representações que fundamentam o imaginário social, mas também por onde se manifestam e circulam os valores e os interesses da estrutura social.

Um espaço datado no tempo histórico, mas que tem, na atualidade e no uso generalizado de ferramentas e dispositivos técnicos, motivação que muitos agregam para se denominar a própria sociedade, não só como mediatizada, mas de uma sociedade cuja centralidade estaria hoje na comunicação.

https://iieb.org.br/wp-content/uploads/2019/02/Livro_SFX_WEB_reduzido.pdf

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A proposta do livro é discutir e analisar o papel, os espaços e os efeitos da publicidade na reprodução, no reforço e na sedimentação de conteúdos negativos em relação ao estereótipo da categoria social Negro, e também apresentar as tendências que estão surgindo no campo publicitário para combater o racismo em todas as suas nuanças e margens de manifestação.

A presente coletânea se coloca diante de questões que permeiam hoje de forma intensa e desafiadora a sociedade contemporânea. Questões que se situam na confluência do reconhecimento de uma sociedade marcada pelo consumo e de suas estratégias mercadológicas, ao mesmo tempo sob a mediação dos meios de comunicação social e especialmente diante da expressão e significação da diversidade cultural e das condições de classe social.

Essas questões, aparentemente com preocupações entre si distantes, na verdade fundamentam e estão presentes como objeto de problematização da coletânea e se desdobram nos diversos olhares disciplinares dos seus capítulos, propiciando que o tema que dá título à coletânea, a presença do negro em práticas publicitárias brasileiras, se coloque como um objeto crítico e de debate, ao mesmo tempo propositivo e de diálogo, atual e oportuno sob diversos ângulos.

Os estudiosos no campo da comunicação já há muito tempo apontam que os meios de comunicação não se colocam como um espelho da sociedade, mas como um espaço onde se elaboram, se negociam e se difundem os discursos, os valores e as identidades.

É o espaço do comum mediático, ou seja, o espaço por onde circulam as representações que fundamentam o imaginário social, mas também por onde se manifestam e circulam os valores e os interesses da estrutura social.

Um espaço datado no tempo histórico, mas que tem, na atualidade e no uso generalizado de ferramentas e dispositivos técnicos, motivação que muitos agregam para se denominar a própria sociedade, não só como mediatizada, mas de uma sociedade cuja centralidade estaria hoje na comunicação.

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