Reflexões Sobre O Ensino De Línguas E Literatura, Formação Docente E Material Didático

Reflexões Sobre O Ensino De Línguas E Literatura, Formação Docente E Material Didático traz discussões fundamentais em torno de três eixos

A obra Reflexões Sobre O Ensino De Línguas E Literatura, Formação Docente E Material Didático traz discussões fundamentais em torno de três eixos que estão intimamente imbricados no complexo processo de educação linguística.

A formação docente traz implicações para o ensino de línguas e para o manuseio e elaboração de materiais didáticos pelos professores. Esses recursos, por sua vez, são a ferramenta de trabalho do professor, orientando-o a determinado tipo de ensino e afetando sua prática de tal modo que pode estabelecer relações de aproximação e/ou distanciamento com sua formação docente, (re)construindo sua identidade profissional em um percurso contínuo.

Já o ensino de línguas é o processo que põe em xeque o papel da formação inicial e continuada e os materiais didáticos, seja como instrumentos que devem ser seguidos, seja como instrumentos que podem ser adaptados, considerando as diferentes necessidades dos estudantes e do contexto de ensino.

Os capítulos presentes neste ebook são reflexões advindas das práticas docentes ou das pesquisas recentemente realizadas pelos autores, o que confere aos textos voz de autoridade para falar sobre nuances que envolvem as grandes áreas de estudo acima destacadas.

Alguns desses capítulos são resultado das investigações realizadas no âmbito do projeto DINTER-CAPES, que se iniciou no segundo semestre de 2016, com o qual tive a satisfação de contribuir diretamente para sua viabilização no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Outros capítulos são de autoria de professores e pesquisadores convidados que já vêm se debruçando sobre as referidas temáticas.

A nosso ver, as principais contribuições da obra repousam na socialização das discussões e resultados de pesquisa; no fortalecimento de investigações nos três eixos destacados; e no desvelamento das inúmeras facetas desse caleidoscópio que é o complexo processo de educação linguística.

Para fins de organização retórica, dividimos os capítulos em eixos, contudo o leitor pode criar o percurso que desejar considerando seus interesses pessoais e/ou profissionais.

Nesse sentido, essa obra é dedicada a todos aqueles que estão diretamente envolvidos com ensino de línguas e literatura, material didático e formação docente, bem como a todos interessados nesses tópicos, pois a leitura dos capítulos permite visualizar as problemáticas e desafios vivenciados por professores e alunos/professores, exibindo “fotografias” de diferentes perspectivas teóricas e práticas da sala de aula presencial ou remota.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Reflexões Sobre O Ensino De Línguas E Literatura, Formação Docente E Material Didático

Reflexões Sobre O Ensino De Línguas E Literatura, Formação Docente E Material Didático traz discussões fundamentais em torno de três eixos

A obra Reflexões Sobre O Ensino De Línguas E Literatura, Formação Docente E Material Didático traz discussões fundamentais em torno de três eixos que estão intimamente imbricados no complexo processo de educação linguística.

A formação docente traz implicações para o ensino de línguas e para o manuseio e elaboração de materiais didáticos pelos professores. Esses recursos, por sua vez, são a ferramenta de trabalho do professor, orientando-o a determinado tipo de ensino e afetando sua prática de tal modo que pode estabelecer relações de aproximação e/ou distanciamento com sua formação docente, (re)construindo sua identidade profissional em um percurso contínuo.

Já o ensino de línguas é o processo que põe em xeque o papel da formação inicial e continuada e os materiais didáticos, seja como instrumentos que devem ser seguidos, seja como instrumentos que podem ser adaptados, considerando as diferentes necessidades dos estudantes e do contexto de ensino.

Os capítulos presentes neste ebook são reflexões advindas das práticas docentes ou das pesquisas recentemente realizadas pelos autores, o que confere aos textos voz de autoridade para falar sobre nuances que envolvem as grandes áreas de estudo acima destacadas.

Alguns desses capítulos são resultado das investigações realizadas no âmbito do projeto DINTER-CAPES, que se iniciou no segundo semestre de 2016, com o qual tive a satisfação de contribuir diretamente para sua viabilização no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Outros capítulos são de autoria de professores e pesquisadores convidados que já vêm se debruçando sobre as referidas temáticas.

A nosso ver, as principais contribuições da obra repousam na socialização das discussões e resultados de pesquisa; no fortalecimento de investigações nos três eixos destacados; e no desvelamento das inúmeras facetas desse caleidoscópio que é o complexo processo de educação linguística.

Para fins de organização retórica, dividimos os capítulos em eixos, contudo o leitor pode criar o percurso que desejar considerando seus interesses pessoais e/ou profissionais.

Nesse sentido, essa obra é dedicada a todos aqueles que estão diretamente envolvidos com ensino de línguas e literatura, material didático e formação docente, bem como a todos interessados nesses tópicos, pois a leitura dos capítulos permite visualizar as problemáticas e desafios vivenciados por professores e alunos/professores, exibindo “fotografias” de diferentes perspectivas teóricas e práticas da sala de aula presencial ou remota.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog