Tecnologia Em Alimentos E Inovação Na Educação Do Campo

O livro Tecnologia Em Alimentos E Inovação Na Educação Do Campo apresenta-se como uma proposta desafiadora e instigante

O livro Tecnologia Em Alimentos E Inovação Na Educação Do Campo apresenta-se como uma proposta desafiadora e instigante que tem como objetivo dar visibilidade às novas e diferentes reflexões teórico-metodológicas e experiências vivenciadas no âmbito do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo surge a partir das demandas dos movimentos sociais do estado da Bahia e tem como propósito promover uma formação para os sujeitos do campo voltada ao processamento e beneficiamento de alimentos da agricultura familiar.

Formação esta que tem bases ancoradas nas concepções e princípios da Educação do Campo, da Agroecologia, das Tecnologias Sociais e da Organização Coletiva, em que a centralidade das ações está na soberania, na segurança alimentar e nutricional e na promoção do desenvolvimento territorial.

Assim, este Curso é voltado para os sujeitos cujo modo de vida é o familiar rural, por compreender que representam grupos historicamente excluídos e que possuem a necessidade da construção de Cursos Superiores, em Instituições Públicas de Ensino, que possibilitem a vivência de processos formativo, técnico e científico que os auxiliem no enfrentamento das desigualdades sociais e da exclusão no mundo rural. Não obstante, que também os auxiliem na construção de um projeto de desenvolvimento rural que garanta a sua permanência no campo, de maneira digna e com qualidade.

O livro Tecnologia Em Alimentos E Inovação Na Educação Do Campo possui esse título justamente pelo contexto e cenário que envolve a sua criação e implementação. Pois consideramos o conjunto das práticas e vivências desenvolvidas inovadoras na Educação do Campo.

Nesse sentido, os 12 (doze) capítulos que constituem esta obra buscam, de maneira singular, apresentar algumas reflexões, experiências e práticas desenvolvidas pelo coletivo de docentes e discentes no âmbito do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, a partir de recortes teórico-metodológicos e empíricos específicos.

Dessa forma, buscamos organizar o livro em três partes/blocos temáticos de abordagem: Parte I - Questão Agrária, Produção de Alimentos e Desenvolvimento Territorial; Parte II - Inovações e Tecnologias na Produção de Alimentos, e Parte III - Experiências Exitosas e Sucesso Acadêmico no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

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O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo surge a partir das demandas dos movimentos sociais do estado da Bahia e tem como propósito promover uma formação para os sujeitos do campo voltada ao processamento e beneficiamento de alimentos da agricultura familiar.

Formação esta que tem bases ancoradas nas concepções e princípios da Educação do Campo, da Agroecologia, das Tecnologias Sociais e da Organização Coletiva, em que a centralidade das ações está na soberania, na segurança alimentar e nutricional e na promoção do desenvolvimento territorial.

Assim, este Curso é voltado para os sujeitos cujo modo de vida é o familiar rural, por compreender que representam grupos historicamente excluídos e que possuem a necessidade da construção de Cursos Superiores, em Instituições Públicas de Ensino, que possibilitem a vivência de processos formativo, técnico e científico que os auxiliem no enfrentamento das desigualdades sociais e da exclusão no mundo rural. Não obstante, que também os auxiliem na construção de um projeto de desenvolvimento rural que garanta a sua permanência no campo, de maneira digna e com qualidade.

O livro Tecnologia Em Alimentos E Inovação Na Educação Do Campo possui esse título justamente pelo contexto e cenário que envolve a sua criação e implementação. Pois consideramos o conjunto das práticas e vivências desenvolvidas inovadoras na Educação do Campo.

Nesse sentido, os 12 (doze) capítulos que constituem esta obra buscam, de maneira singular, apresentar algumas reflexões, experiências e práticas desenvolvidas pelo coletivo de docentes e discentes no âmbito do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, a partir de recortes teórico-metodológicos e empíricos específicos.

Dessa forma, buscamos organizar o livro em três partes/blocos temáticos de abordagem: Parte I – Questão Agrária, Produção de Alimentos e Desenvolvimento Territorial; Parte II – Inovações e Tecnologias na Produção de Alimentos, e Parte III – Experiências Exitosas e Sucesso Acadêmico no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

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