Os Trabalhos De Campo No Ensino De Geografia

O presente livro tem como objetivo principal analisar os meios de apli­cação dos trabalhos de campo ao ensino de Geografia.

O presente livro tem como objetivo principal analisar os meios de apli­cação dos trabalhos de campo ao ensino de Geografia, considerando dis­cussões em torno da organização da prática docente nos níveis de ensino fundamental e médio.

O texto discorre sobre elementos que envolvem as diferentes fases de um trabalho de campo, demonstrando as possibilidades e as limitações dessa metodologia no processo de ensino de Geografia.

Os trabalhos de campo constituem uma metodologia que engloba a observação, a análise e a interpretação de fenômenos no local e nas condições onde eles ocorrem naturalmente.

Essa metodologia é utilizada por várias áreas do conhecimento, aplicada tanto ao ensino quanto à pesquisa, e está presente em diversos níveis educacionais - da educação infantil até os cursos de graduação
e pós-graduação. É especialmente empregada durante a formação universitária de estudantes das ciências humanas e naturais.

A investigação dos fenômenos in loco esteve ligada ao próprio surgimento da Ciência Geográfica, sendo especialmente utilizada por Alexander von
Humboldt, considerado um dos pais da Geografia, em suas viagens ao redor do mundo.

Nesse tipo de viagem, era comum a formação de uma equipe constituída por profissionais das mais diversas áreas que coletavam dados referentes a clima, vegetação, fauna, relevo, população, hidrografia, entre outros, buscando compreender a dinâmica do espaço geográfico explorado através da descrição, análise, comparação e interpretação dos fenômenos que ela observava.

Ao longo da história da Geografia, foram sendo criados e desenvolvidos vários ramos de especialidade – como Pedologia, Geografia Urbana, Climatologia, Geografia Econômica, Geomorfologia, Geografia da População, entre outros - que passaram a utilizar a metodologia dos trabalhos de campo como instrumento para investigar e analisar os fenômenos relacionados ao seu ramo de pesquisa/ensino dentro da Ciência Geográfica.

Assim, os diferentes ramos da Geografia desenvolveram práticas e instrumentos específicos para analisar os fenômenos relacionados com a sua área do conhecimento.

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Os trabalhos de campo constituem uma metodologia que engloba a observação, a análise e a interpretação de fenômenos no local e nas condições onde eles ocorrem naturalmente.

Essa metodologia é utilizada por várias áreas do conhecimento, aplicada tanto ao ensino quanto à pesquisa, e está presente em diversos níveis educacionais – da educação infantil até os cursos de graduação
e pós-graduação. É especialmente empregada durante a formação universitária de estudantes das ciências humanas e naturais.

A investigação dos fenômenos in loco esteve ligada ao próprio surgimento da Ciência Geográfica, sendo especialmente utilizada por Alexander von
Humboldt, considerado um dos pais da Geografia, em suas viagens ao redor do mundo.

Nesse tipo de viagem, era comum a formação de uma equipe constituída por profissionais das mais diversas áreas que coletavam dados referentes a clima, vegetação, fauna, relevo, população, hidrografia, entre outros, buscando compreender a dinâmica do espaço geográfico explorado através da descrição, análise, comparação e interpretação dos fenômenos que ela observava.

Ao longo da história da Geografia, foram sendo criados e desenvolvidos vários ramos de especialidade – como Pedologia, Geografia Urbana, Climatologia, Geografia Econômica, Geomorfologia, Geografia da População, entre outros – que passaram a utilizar a metodologia dos trabalhos de campo como instrumento para investigar e analisar os fenômenos relacionados ao seu ramo de pesquisa/ensino dentro da Ciência Geográfica.

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