
Perspectivas Científicas é uma junção de esforços de alguns docentes e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) Campus Araguaína.
E, por se tratar de um sonho coletivo, este surgiu como um meio de concretizar e aproximar as experiências que são efetivadas e circunstanciadas por meio do processo de ensino e aprendizagem.
Como o próprio título descreve, Perspectivas Científicas é um conjunto de visões e de percepções acerca de realidades variadas e de possibilidades teóricas, analíticas e metodológicas que são experienciadas todos os dias dentro e fora das salas e laboratórios de ensino e pesquisa.
A proposta deste é apresentar aos alunos o que é a pesquisa científica, as variedades e pluralidades de pensamentos que o conhecimento proporciona.
Os trabalhos apresentados em cada capítulo vão ao encontro das finalidades e características dos Institutos Federais que são apresentadas na Lei 11.892/2008, nos artigos:
I – ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;
II – desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;
III – promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;
IV – orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal.
A leitura é tranquila e adequada aos padrões de pesquisa estabelecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e pelas boas práticas da pesquisa em âmbito nacional, como, por exemplo, a NBR 6023.
