Com o crescente aumento das exigências do mercado na qualidade das hortaliças e com maior produtividade para viabilizar a sua competitividade, é imprescindível que técnicos e produtores acompanhem e adotem novas tecnologias disponíveis nas usas atividades de produção.
Para atender essas necessidades, os autores desse livro sobre hortaliças-fruto (tomate, pimentão, abóbora, melancia, melão, pepino, feijão-vagem e ervilha) se empenharam em apresentar, de maneira clara e objetiva, todos os fatores que envolvem a cadeia de produção dessas hortaliças.
Participam da concretização dessa obra, professores e pesquisadores de universidades e pesquisadores de várias instituições de pesquisa dos estados do Paraná e de São Paulo com longa experiência e conhecimentos científicos.
Este livro, portanto, tem por objetivo atender todos aqueles que desejam aperfeiçoar, aplicar e ampliar conhecimentos na produção, de forma racional e sustentável, e na comercialização de hortaliças.
Essa obra é apresentada de forma didática, cada tema separado em capítulos, as seguinte sequência:
1) Hortaliças-fruto: aspectos gerais e uma estimativa de produção científica;
2) Princípios de fertilidade do solo, adubação e nutrição mineral;
3) Manejo de água;
4) Doenças bacterianas;
5) Viroses;
6) Doenças fúngicas;
7) Nematoides;
8) Interferência das plantas daninhas nas plantas cultivadas;
9) Principais pragas de hortaliças-fruto; nas famílias das Solanáceas, Cucurbitáceas e Fabáceas;
10) Produção de mudas de tomateiro, de pimenteiro e de pepineiro;
11) Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas;
12) Cultivo protegido;
13) Pós-colheita e comercialização.
Hortaliças-Fruto contou com a participação expressiva da comunidade científica, que aborda tópicos gerais e específicos, conforme sua especialização.
Foi elaborada por uma equipe de 40 autores, dentre pesquisadores e professores de 10 instituições de ensino e pesquisa do país, e descreve, de forma clara e detalhada, o que há de mais recente na área.
Dentre os beneficiados com a obra estão estudantes, professores, produtores rurais e demais profissionais de diversas áreas que contemplam o estudo da olericultura e demais áreas relacionadas.