Alinhados ao contexto global, os muitos autores desta obra evidenciam os esforços em assegurar a formação de profissionais de saúde com as competências necessárias para o efetivo atendimento das necessidades de saúde e com o perfil adequado para o enfrentamento dos muitos desafios impostos pela dinâmica social atual.
Os próximos parágrafos apresentam uma breve reflexão sobre temas estratégicos abordados em Ensino Na Saúde. Não se trata de detalhamento de todos os capítulos e não há esta pretensão, tendo em vista que a leitura de cada um deles aproximará os leitores de subsídios teórico-conceituais e metodológicos potentes para o fortalecimento do ensino na saúde, como mecanismo de permanente luta pela mudança na lógica da produção dos serviços de saúde.
Um dos eixos de Ensino Na Saúde é a integralidade por sua capacidade de reconstruir o modo de produzir saúde para além da histórica fragmentação dos atos e dos saberes.
A tendência de fracionar as ações dos diferentes profissionais de saúde, expor os usuários a um conjunto de ações – que muitas vezes apresentam limitada capacidade de resolubilidade – começa a ser vista como um entrave à oferta de serviços de saúde ancorados pela compreensão ampliada de saúde.
Considerando a relevância desse debate para o contexto do trabalho em saúde, é imprescindível que o processo de formação em saúde consiga fortalecer esse debate.
A efetivação da integralidade passa pela incorporação do compromisso dos profissionais de saúde com esse princípio fundamental frente às demandas complexas por melhores condições de vida e saúde.
Ensino Na Saúde não tem a pretensão de apresentar modelos, mas registra o claro entendimento que políticas, práticas e currículos trazem projetos de futuro.
Certamente, entenderão que o compromisso exposto aqui é para a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas que passa pelo fortalecimento do SUS e pela reflexão responsável, permanente e crítica da formação como um dos dispositivos mais potentes para a construção de um novo futuro.
Que Ensino Na Saúde subsidie novas reflexões sobre políticas, práticas e currículos sem perder de vista este princípio: uma sociedade mais justa sentida e vivida pela dinâmica de vida e saúde das pessoas.
Respostas de 2
Olá, venho expressar a minha satisfação em ver o nosso livro (Ensino na Saúde) na biblioteca do Blog, com uma sinopse densa e crítica, capaz de apreender a intencionalidade dos autores e expressar o conteúdo da obra como um registro de análises de muitas experiências que podem contribuir para a qualificação dos processos formativos em saúde e, por conseguinte, para a reorientação do modo de produção de serviços e práticas de saúde comprometidas com a defesa da vida.
Oi, José Maria Ximenes Guimarães!
Nós é que agradecemos, por vocês compartilharem o fruto das pesquisas desenvolvidas por vocês.
Qualquer coisa em que eu possa ajudar, é só falar.
Um abraço!
P.S.: A sinopse que se encontra na nossa postagem, foi retirada do prefácio do livro