
Há quatro ou cinco anos, o grupo de trabalho (GT) em Epistemologia da Comunicação, da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) vem se transformando em importante núcleo de debates sobre a natureza epistemológica da comunicação, e esse interesse se afirma anualmente com a incorporação constante de novos pesquisadores estimulados por análogo objetivo.
Considerando a inevitável indeterminação do objeto científico da comunicação, atingido por variáveis de natureza social, cultural, econômica, política e tecnológica, o GT se impôs uma tarefa árdua que, a cada ano, assume outras dimensões e complexidades.
Sediado na UNISINOS (São Leopoldo-RS), o Projeto Crítica Epistemológica é um programa de pesquisa gerado diretamente pelos interesses do GT da Compós, não só porque vários pesquisadores, assíduos participantes do GT, também comparecem no Projeto, mas sobretudo porque o interesse de pesquisa é o mesmo: a natureza da comunicação iluminada pelo conhecimento que nela se produz.
10 Perguntas Para A Produção De Conhecimento Em Comunicação é resultado dos últimos dois anos de atividades daquele projeto e constitui apelo instigante de leitura, debate e perspectivas de continuação: afinal, perguntar e saber perguntar é tarefa que encontra, na mentalidade de pesquisadores, o lugar adequado para se definir. Não nos liberemos desse desafio.
Em 2010, o Projeto Crítica Epistemológica publicou seu primeiro livro decorrente dos primeiros dois anos de existência e tinha como título: Estudos de Comunicação: transversalidades epistemológicas, o qual tive o prazer de apresentar.
Agora, sou convidada, com dupla honra, a apresentar 10 Perguntas Para A Produção De Conhecimento Em Comunicação. Entre os dois trabalhos, é inevitável a comparação e a observação das transformações ocorridas, embora o grupo tenha mantido a dimensão que o distingue: produzir reflexões conjuntas e fazer interagir perguntas que instigam a curiosidade pela pesquisa.
