A Cidade Em Equilíbrio

Esta obra aborda um dos mais importantes temas da atualidade – a mobilidade urbana –, ao focar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Esta obra aborda um dos mais importantes temas da atualidade – a mobilidade urbana –, ao focar o uso da bicicleta como meio de transporte. Fruto do diálogo entre os movimentos sociais e a academia, este trabalho descortina as inúmeras facetas que a questão desperta. De um lado, são apresentados textos científicos, que trazem a lume resultados de pesquisas e propostas de intervenções a partir do olhar acadêmico.

De outro, são contemplados textos de ativistas, nos quais transparece o comprometimento com a transformação das cidades, visando a um espaço mais humano, menos mecânico e com mais qualidade de vida.

A defesa do uso da bicicleta tem-se constituído símbolo dos anseios pela transformação do modelo de urbanismo e deslocamento até então privilegiado pelos planejadores. Ao mesmo tempo, os ideais de um mundo melhor aglutinaram pessoas de vanguarda, que se organizaram para conceber um importante movimento social, que visa à democratização da gestão das cidades e do uso dos espaços públicos e à convivência harmônica entre todos.

O movimento cicloativista representa um dos mais organizados e pacíficos. Em virtude de seu vínculo com a academia, tornou-se, também, um dos movimentos sociais mais providos de fundamentos e condições de influenciar os gestores públicos e técnicos na mudança de rumo do planejamento urbano. Cada um dos textos aqui reunidos trata de um desses aspectos, ou de vários deles.

A privatização do espaço público consolidou-se pelo uso massivo do automóvel e tem sido combatida pelo fomento aos meios coletivos ou não motorizados de locomoção, que encontra sua expressão maior nos movimentos cicloativistas, institucionalizados ou não.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por sua história centenária e seu papel na sociedade, traz como uma das respostas aos problemas que decorrem atualmente do trânsito e a tudo o que abarca esse assunto o Programa de Extensão Universitária Ciclovida. Esse programa procura articular o movimento cicloativista aos saberes acadêmicos, criando uma sinergia para subsidiar propostas que induzam às mudanças necessárias em prol da qualidade de vida urbana.

O Programa Ciclovida congrega pesquisadores, extensionistas e colaboradores que buscam fomentar o uso e o estudo da bicicleta. A história desse programa será contada em um dos capítulos que se seguem.

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Esta obra aborda um dos mais importantes temas da atualidade – a mobilidade urbana –, ao focar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Esta obra aborda um dos mais importantes temas da atualidade – a mobilidade urbana –, ao focar o uso da bicicleta como meio de transporte. Fruto do diálogo entre os movimentos sociais e a academia, este trabalho descortina as inúmeras facetas que a questão desperta. De um lado, são apresentados textos científicos, que trazem a lume resultados de pesquisas e propostas de intervenções a partir do olhar acadêmico.

De outro, são contemplados textos de ativistas, nos quais transparece o comprometimento com a transformação das cidades, visando a um espaço mais humano, menos mecânico e com mais qualidade de vida.

A defesa do uso da bicicleta tem-se constituído símbolo dos anseios pela transformação do modelo de urbanismo e deslocamento até então privilegiado pelos planejadores. Ao mesmo tempo, os ideais de um mundo melhor aglutinaram pessoas de vanguarda, que se organizaram para conceber um importante movimento social, que visa à democratização da gestão das cidades e do uso dos espaços públicos e à convivência harmônica entre todos.

O movimento cicloativista representa um dos mais organizados e pacíficos. Em virtude de seu vínculo com a academia, tornou-se, também, um dos movimentos sociais mais providos de fundamentos e condições de influenciar os gestores públicos e técnicos na mudança de rumo do planejamento urbano. Cada um dos textos aqui reunidos trata de um desses aspectos, ou de vários deles.

A privatização do espaço público consolidou-se pelo uso massivo do automóvel e tem sido combatida pelo fomento aos meios coletivos ou não motorizados de locomoção, que encontra sua expressão maior nos movimentos cicloativistas, institucionalizados ou não.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por sua história centenária e seu papel na sociedade, traz como uma das respostas aos problemas que decorrem atualmente do trânsito e a tudo o que abarca esse assunto o Programa de Extensão Universitária Ciclovida. Esse programa procura articular o movimento cicloativista aos saberes acadêmicos, criando uma sinergia para subsidiar propostas que induzam às mudanças necessárias em prol da qualidade de vida urbana.

O Programa Ciclovida congrega pesquisadores, extensionistas e colaboradores que buscam fomentar o uso e o estudo da bicicleta. A história desse programa será contada em um dos capítulos que se seguem.

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