Ciência E Teologia Nos Caminhos De Pascal

Ciência E Teologia Nos Caminhos De Pascal pretende mostrar que, embora não haja entrecruzamento entre elas, Ciência e Teologia se apresentam como contíguas.

As interrogações e reflexões que desejamos desenvolver a respeito da Ciência e Teologia em Pascal pretendem mostrar que, embora não haja entrecruzamento entre elas, Ciência e Teologia se apresentam como contíguas.

Sendo este o nosso objetivo, necessário se faz explicitar o modo como as ideias presentes em suas obras científicas amoldam-se com sua teologia, ou seja, o modo como Pascal desenvolve sua ciência a partir de um princípio teológico.

Para isso devemos percorrer uma via que explicite não somente aquela adaptação, mas também a maneira como o autor trata o homem segundo o mesmo princípio teológico. Esta via nos permite encontrar em nosso autor uma metafísica – a qual convencionamos chamar de uma metafísica da contingência- que, mesmo não se constituindo como base para sua ciência, decorre de sua visão teológica. E, percorrendo essa via encontramos também uma moral resultante dessa metafísica.

Nosso trabalho é, então, uma tentativa de compreender aquela contiguidade e, com isso, apontar para uma metafísica pascaliana. Além disso, procurar mostrar as saídas apresentadas pelo autor para que o homem – contingente, pois não é detentor de uma natureza como necessidade - enfrente sua contingência tanto com relação ao mundo como com relação a si mesmo.

Se pelas forças naturais é problemático estabelecer ligações entre Deus e o mundo, o mundo e o homem e o homem e Deus, bem como do homem com relação a si mesmo, qual é a concepção pascaliana de verdade?

Em nossa conclusão desenvolvemos esta questão. Além disso, procuramos mostrar que nos Pensamentos – esboço de uma apologia da religião cristã-, obra na qual o autor não busca demonstrar a verdade da religião, mas convencer o incrédulo de que ela é verdadeira, há o emprego de um método que visa a tal propósito; e até que ponto este método já é anunciado em suas obras científicas.

Vimos, enfim, que o Deus escondido pascaliano permite o avanço das ciências, embora não ofereça sustento algum para elas.

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Para isso devemos percorrer uma via que explicite não somente aquela adaptação, mas também a maneira como o autor trata o homem segundo o mesmo princípio teológico. Esta via nos permite encontrar em nosso autor uma metafísica – a qual convencionamos chamar de uma metafísica da contingência- que, mesmo não se constituindo como base para sua ciência, decorre de sua visão teológica. E, percorrendo essa via encontramos também uma moral resultante dessa metafísica.

Nosso trabalho é, então, uma tentativa de compreender aquela contiguidade e, com isso, apontar para uma metafísica pascaliana. Além disso, procurar mostrar as saídas apresentadas pelo autor para que o homem – contingente, pois não é detentor de uma natureza como necessidade – enfrente sua contingência tanto com relação ao mundo como com relação a si mesmo.

Se pelas forças naturais é problemático estabelecer ligações entre Deus e o mundo, o mundo e o homem e o homem e Deus, bem como do homem com relação a si mesmo, qual é a concepção pascaliana de verdade?

Em nossa conclusão desenvolvemos esta questão. Além disso, procuramos mostrar que nos Pensamentos – esboço de uma apologia da religião cristã-, obra na qual o autor não busca demonstrar a verdade da religião, mas convencer o incrédulo de que ela é verdadeira, há o emprego de um método que visa a tal propósito; e até que ponto este método já é anunciado em suas obras científicas.

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