
O lançamento de uma coletânea em homenagem à produção acadêmica de um intelectual faz-se geralmente oportuno por ocasião de sua aposentadoria.
Após décadas dispensadas à pesquisa em determinado campo do conhecimento humano, a manifesta contribuição oferecida à literatura especializada justifica a condecoração em forma de livro. Esta coleção de artigos segue apenas parte dessa regra.
O tributo que ora se presta ao professor Pedro Cezar Dutra Fonseca não pressupõe o crepúsculo de sua atividade. Prestes a completar 40 anos de atividade docente em 2018, a efeméride não se traduz em despedida. Pelo contrário.
A fim de perscrutar sua obra acadêmica, reuniu-se um grupo de professores e pesquisadores que com ele mantiveram algum tipo de contato ao longo de sua trajetória com o objetivo de analisar sua colaboração a diferentes áreas da economia à luz das respectivas experiências acadêmico-pessoais.
A reputação granjeada ao longo de quase quatro décadas de atividade pode ser atestada sob diferentes perspectivas. O professor Pedro Cezar Dutra Fonseca reúne pelo menos três características de difícil coadunação concomitante.
Em primeiro lugar, exibe notório saber acerca do assunto que leciona. Considerado um dos principais especialistas na área de história econômica do Brasil, o conhecimento acumulado reflete-se na lotação de todas as suas turmas e, principalmente, na longa e diversificada lista de seus orientandos (uma vez que também orientou trabalhos monográficos nos programas de pós-graduação em história e ciência política).
A fila de discípulos à espera de uma conversa frequentemente observada à frente de sua sala já foi “precificada” na agenda dos alunos que o procuram.
Em segundo lugar, possui manifesta competência em transmitir suas ideias. Notável não apenas porque rara, mas principalmente pela capacidade incomum de instigar seus ouvintes. Ele conta, explica e demonstra. Mas, indo além, logra inspirar os que lhe dedicam atenção.
Reiteradas foram as vezes em que, ao término de suas aulas, escutei reclamações, de certa forma, incomuns ao ambiente escolar: estudantes lamentando o pouco tempo de que se dispõe para ouvir suas preleções. (As aulas no Programa de Pós-Graduação em Economia duram, em média, “apenas” quatro horas).
Por fim, e talvez mais importante, ele tem sido há muito tempo um fecundo gerador de conhecimento. Sua produção científica salta à vista pela quantidade de artigos e capítulos de livros publicados, mas também, e principalmente, pelo impacto de seus papers no debate acadêmico.
A qualidade de seus textos pode ser aferida pelo número de citações, pela presença constante de seus trabalhos nos melhores periódicos do ramo e, especialmente, pela reconhecida originalidade de suas análises.
