Roda De Capoeira E Ofício Dos Mestres De Capoeira

Roda De Capoeira E Ofício Dos Mestres De Capoeira - É vasto o universo de quem se aventura a pesquisar a capoeira.
Arte que apresenta registros iconográficos e documentais desde o século 18, a capoeira tem diversas vertentes, ensinadas por mestres, contramestres, professores e instrutores.


Além disso, cobre um amplo território geográfico que mapeia os cinco continentes, uma vez que as rodas de capoeira estão difundidas em mais de 150 países.
O desafio do Inventário para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, realizado entre 2006 e 2007, era construir um diálogo entre o tempo histórico passado e o tempo presente.
Como patrimônio vivo, a capoeira se mantinha no cenário atual por meio dos mestres que representavam o saber. Ao mesmo tempo, acumulava produção documental que atravessava os últimos três séculos.
Havia, portanto, a necessidade de reconstituir brevemente a história da capoeira e fazer um registro instantâneo de seu momento presente.
Diante desses requisitos, a pesquisa se concentrou em três eixos principais: pesquisa historiográfica; trabalho de campo; abordagem de temas relacionados à capoeira, como a reflexão sobre o aprendizado e a descrição das rodas.
A constituição deste dossiê, que pretende justificar a importância da capoeira como bem cultural do Brasil, amparou-se nessas três linhas de caráter metodológico distinto.
Por isso, buscou-se a formação de uma equipe multidisciplinar que pudesse dar conta dos diversos vetores do projeto. Também era importante definir o recorte territorial da pesquisa.
Um reforçado imaginário produzido por livros, filmes e telenovelas relacionou a capoeira à escravidão rural, à sua prática nas senzalas sob o olhar desconfiado do senhor de engenho. A capoeiragem, porém, fincou raízes nas áreas urbanas.
A perspectiva que parecia mais coerente remetia para o desenvolvimento da arte nas principais cidades portuárias brasileiras, tendo surgido como prática urbana de resistência de escravos de ganho, na maioria das vezes reunidos nos agrupamentos conhecidos como maltas.

 

 

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Roda De Capoeira E Ofício Dos Mestres De Capoeira – É vasto o universo de quem se aventura a pesquisar a capoeira.
Arte que apresenta registros iconográficos e documentais desde o século 18, a capoeira tem diversas vertentes, ensinadas por mestres, contramestres, professores e instrutores.
Além disso, cobre um amplo território geográfico que mapeia os cinco continentes, uma vez que as rodas de capoeira estão difundidas em mais de 150 países.
O desafio do Inventário para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, realizado entre 2006 e 2007, era construir um diálogo entre o tempo histórico passado e o tempo presente.
Como patrimônio vivo, a capoeira se mantinha no cenário atual por meio dos mestres que representavam o saber. Ao mesmo tempo, acumulava produção documental que atravessava os últimos três séculos.
Havia, portanto, a necessidade de reconstituir brevemente a história da capoeira e fazer um registro instantâneo de seu momento presente.
Diante desses requisitos, a pesquisa se concentrou em três eixos principais: pesquisa historiográfica; trabalho de campo; abordagem de temas relacionados à capoeira, como a reflexão sobre o aprendizado e a descrição das rodas.
A constituição deste dossiê, que pretende justificar a importância da capoeira como bem cultural do Brasil, amparou-se nessas três linhas de caráter metodológico distinto.
Por isso, buscou-se a formação de uma equipe multidisciplinar que pudesse dar conta dos diversos vetores do projeto. Também era importante definir o recorte territorial da pesquisa.
Um reforçado imaginário produzido por livros, filmes e telenovelas relacionou a capoeira à escravidão rural, à sua prática nas senzalas sob o olhar desconfiado do senhor de engenho. A capoeiragem, porém, fincou raízes nas áreas urbanas.
A perspectiva que parecia mais coerente remetia para o desenvolvimento da arte nas principais cidades portuárias brasileiras, tendo surgido como prática urbana de resistência de escravos de ganho, na maioria das vezes reunidos nos agrupamentos conhecidos como maltas.

 

 

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