O Programa de Estudos Judaicos já se tornou uma tradição. Há alguns anos acompanho os esforços de Helena Lewin em continuar estes encontros, sempre empenhada em divulgar a história e a cultura do povo judeu, suas vicissitudes, seus desastres e suas lutas inglórias para sobreviver.
Parabenizo Helena Lewin, porque são sempre poucos os que têm a coragem de enfrentar, muitas vezes sem grande apoio, as dificuldades que se apresentam a todo inovador no campo da cultura.
Pediu-me Helena para eu falar sobre Tolerância, uma vez que estou junto com um grupo de colegas da Universidade de São Paulo e de outras universidades, empenhada numa aventura, ou melhor, num sonho, de construir um Museu da Tolerância, uma verdadeira escola para os brasileiros, onde serão transmitidos conhecimentos, os mais diversos, na esperança de mostrar-lhes os desastres do passado e os benefícios da convivência, do entendimento e respeito mútuo entre os povos.
A questão da tolerância está na ordem do dia em nível mundial. Nas mais diversas áreas de estudos históricos e sociais, em instituições, privadas e oficiais, pensar a tolerância vem ocupando um espaço cada vez maior.
Desde o início da história da humanidade, quem está no poder sempre exclui, discrimina, seleciona e prioriza de acordo com seus interesses. As guerras e conflitos gerados pela intolerância são conhecidos por todos nós. É um fato lamentável que no campo da tolerância tenhamos feito pouco progresso, o que leva a uma apreensão, pois acontecimentos diversos neste início do século XXI alertaram o mundo para as consequências imprevisíveis que nos acenam.
A intolerância religiosa foi, provavelmente, responsável pelo maior dano causado à humanidade, do que qualquer outra forma de intolerância. Quando a Inquisição foi instalada em Portugal – sob o pretexto religioso, o Calvinismo também estava se instalando na Europa, e com uma ferocidade não menor do que a Inquisição. Lutero e Calvino, ao criarem suas próprias igrejas, mostraram uma intolerância contra as outras crenças semelhante à Igreja Católica.
Judaísmo E Modernidade: Suas Múltiplas Inter-Relações
- Ciências Sociais
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