![Por Que Os Sociólogos Erram Sempre? analisa questões relacionadas à sociologia tomada como ciência que, no sentido substancial do termo, hoje "não existe".](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2020/03/por-que-os-soci%C3%B3logos-erram-sempre.jpg?w=800&ssl=1)
Por Que Os Sociólogos Erram Sempre? analisa questões relacionadas à sociologia tomada como ciência que, embora possa produzir textos esparsos com conteúdo de verdade, como área de conhecimento, no sentido substancial do termo, hoje “ela não existe”, já não dá conta de toda a análise possível sobre seu objeto de pesquisa: a sociedade.
A reflexão teórica concederá espaços para descrições de cenas de acontecimentos sociais imaginários, sem seguir as regras mais evidentes da ortodoxia acadêmica, tornando a leitura menos árida e cansativa e também para que algumas das razões que levaram o campo da sociologia a viver esta situação estejam mais claras.
Não se estabelece como um corpo teórico que, apesar de divergências internas entre diferentes abordagens, produz conhecimento verdadeiro sobre seu objeto.
O fato é que a sociologia se apequenou. Era a área de conhecimento que detinha o maior, mais complexo e mais diversificado objeto de pesquisa: a sociedade.
E antes da crise de paradigmas pós queda do Muro de Berlim chamava para si as mais amplas questões que podia conceber o cérebro humano. Mas aí ela se perdeu, e as áreas concorrentes desde a política e a antropologia até a medicina social, ou saúde pública, passaram a arrancar-lhe pedaços.
Esperamos que, até o final deste texto, algumas das razões que levaram o campo da sociologia a viver esta situação estejam mais claras.
Por Que Os Sociólogos Erram Sempre? não segue as regras mais evidentes da ortodoxia acadêmica. A reflexão teórica dará espaços para descrições de cenas de acontecimentos sociais imaginários com dupla função.
Por um lado, tentam tornar a leitura menos árida e cansativa e, por outro, buscam esclarecer e reforçar os conceitos apresentados através de exemplos ilustrativos. Os casos apresentados são frutos da imaginação e seus personagens jamais existiram no mundo real.
Num planeta com mais de sete bilhões de pessoas sempre pode acontecer de alguém se identificar com alguma situação. Nossa! Eu vivi uma situação parecida! Vamos deixar claro, trata se de uma simples coincidência que a estatística explica facilmente.
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)