
A primeira parte de Diálogos Plurais – Desenvolvimento, Tecnologias e Sustentabilidade é composta por quatro capítulos que abordam temáticas relacionadas ao desenvolvimento regional, tecnologias e sustentabilidade.
O texto “ANÁLISE DE FLUXOS TÉRMICOS PARA SITUAÇÃO DE INVERNO E VERÃO EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NA ZONA BIOCLIMÁTICA 2” de Willian Magalhães de Lourenço, Gabriela Meller, Liliane Bonadiman Buligon e Selton Fernandes promove a análise dos fluxos térmicos de verão e inverno para uma habitação de interesse social – HIS localizada na cidade de Santa Maria / RS, Zona Bioclimática Brasileira 2, propondo soluções de arquitetura bioclimática. Por meio do software EnergyPlus e auxílio da interface gráfica do SketchupMake, o capítulo apresenta simulações termoenergéticas para análise do ambiente mais crítico do ponto de vista térmico.
O artigo “ANÁLISE DO DESEMPENHO TÉRMICO DE TELHADOS BRANCOS: UM ESTUDO VOLTADO PARA APLICAÇÃO EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NA CIDADE DE TANGARÁ DA SERRA – MT” de Maiara Silva de Oliveira, Wilson Pereira de Jesus Júnior e Andréia Fernandes da Silva busca investigar a interferência das cores dos telhados na temperatura das habitações, enfatizando o desempenho térmico do telhado branco e sua viabilidade de utilização em habitação de interesse social – HIS na cidade de Tangará da Serra / MT. O capítulo consiste na avaliação de três amostras de telhas: portuguesa de barro, americana marfim e portuguesa pintada com tinta branca – por meio da comparação da temperatura das telhas, o texto busca aferir os custos de implantação de cada tipologia construtiva.
A parte de Diálogos Plurais – Espaço Construído, Gestão Social e Cidadania é composta por cinco capítulos que abordam memórias afetivas e paisagem urbana.
O capítulo “A ARTE DA LEITURA E ESCRITA ESCOLAR: UMA PRÁTICA QUE EXERCITA A CIDADANIA” de Ieda Márcia Donati Linck, Viviane Teresinha Biacchi Brust e Maria Aparecida Santana Camargo observa o exercício efetivo da leitura e da escrita, com acompanhamento do professor, nos anos escolares, essencial para que as deficiências da redação sejam superadas e o aluno se sinta um sujeito em pleno exercício da cidadania, incluído no mundo das letras. O texto traduz a falta da leitura como motivo central da ineficiência da escrita, da falta de argumentação, de coerência, bem como pelo descaso com as questões da língua na hora de redigir.
