Contribuições Ao Ensino De Literatura

Contribuições Ao Ensino De Literatura traz textos que possuem em comum a certeza de que é preciso resgatar o verdadeiro sentido de ensinar literatura.

Este livro – Contribuições Ao Ensino De Literatura – é fruto do Grupo de Pesquisa NELL – Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal do Acre (Ufac), o qual é composto, entre outros, por pesquisadores que trabalham na área de ensino de literatura. Por essa razão, os trabalhos, aqui apresentados, foram desenvolvidos por integrantes de dois programas cuja importância é imensa para esse segmento de pesquisa: o Pibid – Programa Institucional de Iniciação à Docência, subárea de Letras – leitura do texto literário – e o Profletras – Mestrado Profissional em Letras da Ufac.

Um título é "uma chave interpretativa", como já nos aponta Umberto Eco. Contribuições Ao Ensino De Literatura, embora seja um título simples e sem pompa, e que poderíamos dizer, sem grandes pretensões, na verdade, apresenta artigos e relatos de experiências de professores do ensino superior, professores da educação básica e professores em formação que possuem, em comum, a certeza de que é preciso resgatar o verdadeiro sentido de ensinar literatura, ou talvez, o sentido de educar: por meio das reflexões acerca de nós, seres humanos, o resgate ao ensino que nos prepare para a vida.

Assim, podemos visualizar um paradoxo existencial: o título simples comporta uma imensa complexidade. Se formos mais adiante nesse raciocínio, podemos dizer que o título desse livro se assemelha ao ser humano: a aparente simplicidade comporta uma complexidade inesperada, pois tratar de ensino nunca será simples, nem fácil, nem.

Movidos pela consciência de que estamos em um terreno de "margens deslizantes", os textos, aqui presentes, buscam discutir, refletir sobre o ensino de literatura e apresentam, também, relatos de experiências com uma abordagem teórico-metodológica que reconduz o texto literário, suas inúmeras possibilidades de significação e diálogo transdisciplinar, ao seu devido lugar no que diz respeito às aulas de literatura: o de figura central sobre/com a qual transitam as outras instâncias envolvidas no processo: o professor, os alunos, a escola, a cidade, a sociedade, o país, o mundo.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Contribuições Ao Ensino De Literatura

Contribuições Ao Ensino De Literatura traz textos que possuem em comum a certeza de que é preciso resgatar o verdadeiro sentido de ensinar literatura.

Este livro – Contribuições Ao Ensino De Literatura – é fruto do Grupo de Pesquisa NELL – Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal do Acre (Ufac), o qual é composto, entre outros, por pesquisadores que trabalham na área de ensino de literatura. Por essa razão, os trabalhos, aqui apresentados, foram desenvolvidos por integrantes de dois programas cuja importância é imensa para esse segmento de pesquisa: o Pibid – Programa Institucional de Iniciação à Docência, subárea de Letras – leitura do texto literário – e o Profletras – Mestrado Profissional em Letras da Ufac.

Um título é “uma chave interpretativa”, como já nos aponta Umberto Eco. Contribuições Ao Ensino De Literatura, embora seja um título simples e sem pompa, e que poderíamos dizer, sem grandes pretensões, na verdade, apresenta artigos e relatos de experiências de professores do ensino superior, professores da educação básica e professores em formação que possuem, em comum, a certeza de que é preciso resgatar o verdadeiro sentido de ensinar literatura, ou talvez, o sentido de educar: por meio das reflexões acerca de nós, seres humanos, o resgate ao ensino que nos prepare para a vida.

Assim, podemos visualizar um paradoxo existencial: o título simples comporta uma imensa complexidade. Se formos mais adiante nesse raciocínio, podemos dizer que o título desse livro se assemelha ao ser humano: a aparente simplicidade comporta uma complexidade inesperada, pois tratar de ensino nunca será simples, nem fácil, nem.

Movidos pela consciência de que estamos em um terreno de “margens deslizantes”, os textos, aqui presentes, buscam discutir, refletir sobre o ensino de literatura e apresentam, também, relatos de experiências com uma abordagem teórico-metodológica que reconduz o texto literário, suas inúmeras possibilidades de significação e diálogo transdisciplinar, ao seu devido lugar no que diz respeito às aulas de literatura: o de figura central sobre/com a qual transitam as outras instâncias envolvidas no processo: o professor, os alunos, a escola, a cidade, a sociedade, o país, o mundo.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog