Comunicação E Ensino trata de um conjunto de reflexões, fruto de pesquisas realizadas junto a atividades de ensino, pesquisa e extensão nos vários níveis.
O foco geral é a interface entre as áreas de Comunicação, Educação e Ensino, o que permite uma amplitude nos olhares e nas formas de tratar os diversos problemas.
Longe de ser um trabalho fechado, os autores entendem os textos como espaços de construção e, portanto, passíveis de novos olhares e reconstruções.
No capítulo 1 os autores fazem um breve estudo sobre a inserção de projetos extracurriculares dentro do ambiente escolar como ferramenta de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do ensino.
O capítulo 2 traz um relato da compreensão do processo de construção do conhecimento proposto na especialização, especialmente nas atividades desenvolvidas junto ao Programa Escola Livre de Jornalismo do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino da Universidade Federal do Tocantins (OPAJE-UFT).
No capítulo 3 é discutido uma suposta padronização das notícias veiculadas nos telejornais de Araguaína, realizamos uma pesquisa quantitativa para compreender a presença da temática violência nas notícias veiculadas durante o período da nossa pesquisa.
O capítulo 4 analisa as chamadas da grande mídia, ou mídia tradicional escrita, televisionada e radial com foco nos povos indígenas. As autoras apontam que a grande mídia parece os tratar de forma violenta, ou os mostram de forma violenta, ou, ainda, não veiculam a realidade dos fatos. O que leva à ampliação de preconceitos ou manutenção de estereótipos.
No capítulo 5 os autores focam na publicidade. A publicidade é uma das mais poderosas forças mediadoras da cultura. Os anúncios publicitários vendem mais do que apenas produtos. Eles podem vender imagens, valores, alvos, conceitos de quem nós somos e quem devíamos ser.
O capítulo 6 relata o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis para a Revista Observatório. O aplicativo possui a proposta de facilitar a comunicação da Revista Observatório para com seus usuários, leitores, autores e comunidade acadêmica em geral, por meio de uma interface intuitiva e de fácil utilização.
No capítulo 7 os autores constroem um panorama sobre a pesquisa realizada pelos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação Social/Jornalismo na Região Norte. Para alcançar os objetivos utilizamos um estudo de caso exploratório.
O capítulo 8 apresenta como erros gramaticais são abordados na mídia, mais especificamente no Portal de Notícias Uol. Partindo do pressuposto de que a língua é mais do que aquilo que a Norma gramatical prescreve, busca-se traçar um panorama de como casos de desvios gramaticais- com base nos estudos da Linguística e de demais áreas correlatas sobre conceitos de língua e gramática-, são dispostos no portal de notícias estudado.