A Ética Do Bem Viver Em Epicteto

O objetivo principal desse projeto de dissertação está colocado no interior do debate sobre a ética estoica do filósofo grego que viveu em Roma, Epicteto (55 d.C. – 135 d.C.) e seu desenvolvimento de uma filosofia prática para a questão do bem viver, isto é, como um modo de vida (techné peri ton bion).


Porém, não qualquer modo de vida, mas uma vida filosófica que leve à euroia ou ao sereno fluxo de vida. Para chegar até esse ponto, andarei junto às considerações de Pierre Hadot sobre a maneira de compreender a filosofia antiga e as escolas filosóficas, e como elas, em especial a estoica e mais especificamente a do estoico Epicteto, coloca a prática da ética em direção ao bem viver.
Para tanto serão considerados aspectos e conceitos fundamentais da ética do bem viver de Epicteto, sendo a areté (virtude), a eudaimonia (felicidade), a euroia (sereno fluxo de vida), a ataraxia (imperturbação da alma), a apatheia (livre das paixões) e a proairesis (eu moral).
Mostrarei como Epicteto, nos seus Discursos, desenvolve uma ética para atingir a euroia através dessas práticas filosóficas que visam fazer a diferença na vida daquele que a pratica.
A literatura direta de Epicteto não existe, pois ele não escreveu nada. Mas seu aluno Arriano redigiu oito livros que acabou chamando de Diatribes ou Discursos. Nos sobraram quatro desses livros e mais uma compilação deles que se chamou de Encheiridion ou Manual, também realizado por Arriano.
São essas as fontes primárias que vamos usar aqui para pesquisar o pensamento e a prática da ética de Epicteto.
Na literatura comentada sobre Epicteto, quase a totalidade considera a ética dele como eudaimonista ou, no máximo, como conducente à ataraxia.
Mostraremos que, embora a ética de Epicteto está historicamente dentro do escopo das éticas eudaimonistas, e que dentro dela há um grande espaço para a ataraxia, ela carrega uma característica sutil que a coloca de modo diferenciado naquilo que objetiva ser o telos ou a finalidade de sua ética, que, em nossa perspectiva, é a euroia.
Mostraremos que esse conceito é crucial e fundamental para o exercício da ética de Epicteto e que ele coloca as virtudes (aretai) e seu desenvolvimento como formas de chegar à ela.

 

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O objetivo principal desse projeto de dissertação está colocado no interior do debate sobre a ética estoica do filósofo grego que viveu em Roma, Epicteto (55 d.C. – 135 d.C.) e seu desenvolvimento de uma filosofia prática para a questão do bem viver, isto é, como um modo de vida (techné peri ton bion).
Porém, não qualquer modo de vida, mas uma vida filosófica que leve à euroia ou ao sereno fluxo de vida. Para chegar até esse ponto, andarei junto às considerações de Pierre Hadot sobre a maneira de compreender a filosofia antiga e as escolas filosóficas, e como elas, em especial a estoica e mais especificamente a do estoico Epicteto, coloca a prática da ética em direção ao bem viver.
Para tanto serão considerados aspectos e conceitos fundamentais da ética do bem viver de Epicteto, sendo a areté (virtude), a eudaimonia (felicidade), a euroia (sereno fluxo de vida), a ataraxia (imperturbação da alma), a apatheia (livre das paixões) e a proairesis (eu moral).
Mostrarei como Epicteto, nos seus Discursos, desenvolve uma ética para atingir a euroia através dessas práticas filosóficas que visam fazer a diferença na vida daquele que a pratica.
A literatura direta de Epicteto não existe, pois ele não escreveu nada. Mas seu aluno Arriano redigiu oito livros que acabou chamando de Diatribes ou Discursos. Nos sobraram quatro desses livros e mais uma compilação deles que se chamou de Encheiridion ou Manual, também realizado por Arriano.
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Na literatura comentada sobre Epicteto, quase a totalidade considera a ética dele como eudaimonista ou, no máximo, como conducente à ataraxia.
Mostraremos que, embora a ética de Epicteto está historicamente dentro do escopo das éticas eudaimonistas, e que dentro dela há um grande espaço para a ataraxia, ela carrega uma característica sutil que a coloca de modo diferenciado naquilo que objetiva ser o telos ou a finalidade de sua ética, que, em nossa perspectiva, é a euroia.
Mostraremos que esse conceito é crucial e fundamental para o exercício da ética de Epicteto e que ele coloca as virtudes (aretai) e seu desenvolvimento como formas de chegar à ela.

 

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