O Clima Do Negócio E O Negócio Do Clima: O BNDES E A Economia Verde

Joseph Stiglitz, ex-vice-presidente do Banco Mundial e posterior “crítico” das Instituições Financeiras Multilaterais (IFM), e Nicholas Stern, autor do Estudo Stern: Aspectos Econômicos das Alterações Climáticas, que em 2006 demonstrava os impactos e custos econômicos das mudanças climáticas

, vêm há alguns anos atuando na linha de frente de uma campanha pela criação de um Banco do Sul Global, que tem como objetivo o financiamento de projetos de “infraestrutura e de desenvolvimento sustentável”.
O que sustenta essa proposta é a crença de que o futuro será escrito pela noção de “crescimento de baixo carbono” e por uma nova revolução energética-industrial. Um outro modelo de desenvolvimento que necessitará de investimentos massivos não só para combater a pobreza, mas também a mudança climática. Energia, projetos de infraestrutura, ajustes tecnológicos e o “mercado” são apresentados como os meios para “salvar” a humanidade da fatalidade que é a crise climática.
Os responsáveis por esta “salvação”, além do setor privado, seriam os bancos de desenvolvimento, em especial aqueles do Sul Global, como, por exemplo, o banco do bloco composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics), o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), com capital total para empréstimos de US$ 50 bilhões e cujos primeiros empréstimos foram para projetos de “energia renovável” do Banco Canara da Índia e do BNDES em abril deste ano, financiados, em parte, por “títulos verdes”. Para tanto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aparece como uma importante referência de banco nacional do Sul Global, que investe em infraestrutura e no desenvolvimento de tecnologias “carbon friendly” ou de baixo carbono.
No entanto, o que de fato está sendo feito em nome do clima? Quais são as possíveis consequências políticas, culturais e territoriais da apropriação da questão ambiental e climática por parte dos Estados, das empresas e dos bancos? Como a energia, a infraestrutura e a tecnologia podem resolver um problema estrutural da lógica de desenvolvimento e do sistema capitalista? Qual o papel do BNDES neste processo?

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

O Clima Do Negócio E O Negócio Do Clima: O BNDES E A Economia Verde

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog