![Ensinar História No Séc XXI reúne textos produzidos por diferentes pesquisadores que dialogam sobre Ensino de História, Educação Básica e Licenciatura.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2019/03/ensinar-hist%C3%B3ria.jpg?w=800&ssl=1)
Este livro reúne textos produzidos por diferentes pesquisadores que dialogam sobre Ensino de História, Educação Básica e Licenciatura, expressando variadas visões sobre alguns de seus principais desafios e perspectivas na contemporaneidade.
O foco principal das reflexões é a Educação Básica, entendida como espaço privilegiado de produção e renovação do conhecimento histórico e educacional.
Ensinar História No Século XXI – eis um enunciado que sugere diferentes reflexões e diversos itinerários. Esta coletânea registra algumas das principais questões que constituem o debate contemporâneo em torno de dilemas e perspectivas do ensino de história na educação básica, dialogando com um esforço que vem sendo feito por diversos sujeitos e protagonistas.
A ANPUH-BA (Associação Nacional de História – Seção Bahia) vem participando ativamente deste debate, seja no diálogo mais amplo com a Associação Nacional, seja no apoio ao fortalecimento do GT Ensino de História no âmbito regional.
Neste intento, logo após a refundação da seção regional baiana, realizou-se, em 2003, o I Encontro Estadual de Ensino de História, na Universidade do Estado da Bahia, Campus V (Santo Antonio de Jesus).
Infelizmente, esta iniciativa pioneira aguardou uma década para ser retomada, quando, finalmente, no ano de 2013, teve lugar o II Encontro Estadual de Ensino de História, sediado no Centro de Artes, Humanidades e Letras da ainda jovem Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Campus de Cachoeira).
Esforçando-se por (re)inventar uma tradição, o evento reinseriu o tema na agenda permanente da entidade, repercutindo positivamente entre professores e pesquisadores vinculados à Universidade e à Educação Básica.
Como resultado, seguiram-se o III Encontro Estadual de Ensino de História, em 2015, na Universidade Estadual de Feira de Santana, e o IV Encontro, em 2017, sediado na Universidade do Estado da Bahia, Campus XIV (Conceição do Coité).
Os capítulos do livro formam um instigante painel com reflexões sobre o Ensino de História, que abordam questões ligadas ao currículo, à formação de professores e aos desafios colocados pela sociedade brasileira contemporânea em suas dimensões multicultural, multirracial e multirreligiosa.
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)