Entre Discursos E Práticas Em Memória, História E Educação

Entre Discursos E Práticas Em Memória, História E Educação investiga e debate sobre questões importantes para a compreensão da educação na atualidade.

Compreendendo a memória como seletiva, relembraremos, nesse texto, os fatos que nos importam, descartando, consciente ou inconscientemente, aqueles que não nos interessam lembrar, ressaltando, no entanto, que muitas memórias já não mais existem, ou como falou Primo Levi, ao referir-se a Hurbinek: “Nada resta dele: seu testemunho se dá por meio de minhas palavras”.

A partir das diversas experiências sobre Memória, História e Educação no grupo de pesquisa sob o mesmo título, que tem sua sede na Universidade Federal da Paraíba, cadastrado no diretório de grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), buscamos dar visibilidade às produções de pesquisadores(as) de diversas partes do Brasil e do exterior, que se sentiram motivados(as) a compô-lo.

Nesse sentido, o livro discute temáticas relacionadas à memória, à história e a práticas educacionais/escolares presentes no espírito de um grupo de pesquisa e entre colegas professores e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior. Para organizá-lo, nos apropriamos de lembranças e escrituras que investigam e debatem sobre questões importantes para a compreensão da educação na atualidade.

Foi esse cenário que deu origem ao processo de criação e produção individual ou coletiva, que as discussões uíram e que se aprofundavam e tomavam rumos, direções diversas, mas sempre com fulcro na memória e na educação, constituindo-se em conhecimentos, epistemologias. Ou nas palavras de Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses: “Toda experiência social produz e reproduz conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou várias epistemologias”.

Considerando essas representações, várias epistemologias ou uma diversidade epistemológica estão presentes em Entre Discursos E Práticas Em Memória, História E Educação, que congrega agentes sociais também diversos, práticas diferenciadas e às vezes contraditórias, resultantes de experiências sociais válidas como conhecimento educacional, pedagógico.

Entre Discursos E Práticas Em Memória, História E Educação está dividido em 9 capítulos, que apresentam propostas provocativas para o estudo da história, da memória e das práticas educacionais/escolares.

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A partir das diversas experiências sobre Memória, História e Educação no grupo de pesquisa sob o mesmo título, que tem sua sede na Universidade Federal da Paraíba, cadastrado no diretório de grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), buscamos dar visibilidade às produções de pesquisadores(as) de diversas partes do Brasil e do exterior, que se sentiram motivados(as) a compô-lo.

Nesse sentido, o livro discute temáticas relacionadas à memória, à história e a práticas educacionais/escolares presentes no espírito de um grupo de pesquisa e entre colegas professores e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior. Para organizá-lo, nos apropriamos de lembranças e escrituras que investigam e debatem sobre questões importantes para a compreensão da educação na atualidade.

Foi esse cenário que deu origem ao processo de criação e produção individual ou coletiva, que as discussões uíram e que se aprofundavam e tomavam rumos, direções diversas, mas sempre com fulcro na memória e na educação, constituindo-se em conhecimentos, epistemologias. Ou nas palavras de Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses: “Toda experiência social produz e reproduz conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou várias epistemologias”.

Considerando essas representações, várias epistemologias ou uma diversidade epistemológica estão presentes em Entre Discursos E Práticas Em Memória, História E Educação, que congrega agentes sociais também diversos, práticas diferenciadas e às vezes contraditórias, resultantes de experiências sociais válidas como conhecimento educacional, pedagógico.

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