Intelectuais E Educação

Este livro reúne sete ensaios sobre diálogos possíveis da História da Educação com a História Intelectual e dos Intelectuais.

Intelectuais E Educação: Contribuições Teóricas À História Da Educação reúne sete ensaios sobre diálogos possíveis da História da Educação com a História Intelectual e dos Intelectuais. Alguns desses trabalhos foram apresentados no I Seminário Internacional Intelectuais e Educação, realizado em 2018, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e amadurecidos, posteriormente, em outros debates no interior do grupo de Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro: história e políticas.

Autores como Jean François Sirinelli, Antônio Gramsci, Paulo Freire e Emanuel Mounier foram mobilizados nos diferentes textos no sentido de extrair as possibilidades de contribuição teórica desses autores para a História Intelectual e dos Intelectuais.

É a partir dessas lentes que temos buscado lançar luz sobre as formas como foi gestado e posto em circulação o pensamento educacional brasileiro em diferentes tempos e espaços. De matrizes teóricas diferentes, cada um dos pensadores aqui abordados nos dão chaves de leitura para esquadrinharmos os modos como diferentes sujeitos e instituições se mobilizaram em disputas em torno do campo educacional brasileiro, suas influências e modus operandi.

Essa diversidade de correntes teóricas representadas nos autores escolhidos amplia, a nosso ver, a fertilidade do conhecimento produzido, indicando possibilidades de leitura que vão além de uma única narrativa.

O conjunto de textos aqui reunidos buscou no diálogo com a História Intelectual e dos Intelectuais contribuições para pensar questões estruturantes para a História da Educação. Esperamos que o movimento empreendido sirva de inspiração para outras pesquisas e fomente debates profícuos para o campo, atentando para alguns limites e possibilidades indicados pelos autores.

É primordial pensar o ato educativo relacionando-o às finalidades que os intelectuais lhe atribuem. Nesta obra os intelectuais – mulheres e homens – conferem finalidades as mais diversas ao ato educativo.

Podemos reagrupá-las em dois pólos: a) finalidades relacionadas com as mudanças sociais e políticas e, b) finalidades de liberação do espírito, do desenvolvimento das capacidades e mesmo da realização do sentimento amoroso – amorosidade enérgica.

Certos intelectuais abordados (as) neste volume, como Freire, por exemplo, se colocam entre os dois pólos. É, aliás, este hibridismo que os torna interessantes. Daí a contribuição importante que este livro confere à reflexão e ao debate nas ciências da educação.

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Intelectuais E Educação: Contribuições Teóricas À História Da Educação reúne sete ensaios sobre diálogos possíveis da História da Educação com a História Intelectual e dos Intelectuais. Alguns desses trabalhos foram apresentados no I Seminário Internacional Intelectuais e Educação, realizado em 2018, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e amadurecidos, posteriormente, em outros debates no interior do grupo de Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro: história e políticas.

Autores como Jean François Sirinelli, Antônio Gramsci, Paulo Freire e Emanuel Mounier foram mobilizados nos diferentes textos no sentido de extrair as possibilidades de contribuição teórica desses autores para a História Intelectual e dos Intelectuais.

É a partir dessas lentes que temos buscado lançar luz sobre as formas como foi gestado e posto em circulação o pensamento educacional brasileiro em diferentes tempos e espaços. De matrizes teóricas diferentes, cada um dos pensadores aqui abordados nos dão chaves de leitura para esquadrinharmos os modos como diferentes sujeitos e instituições se mobilizaram em disputas em torno do campo educacional brasileiro, suas influências e modus operandi.

Essa diversidade de correntes teóricas representadas nos autores escolhidos amplia, a nosso ver, a fertilidade do conhecimento produzido, indicando possibilidades de leitura que vão além de uma única narrativa.

O conjunto de textos aqui reunidos buscou no diálogo com a História Intelectual e dos Intelectuais contribuições para pensar questões estruturantes para a História da Educação. Esperamos que o movimento empreendido sirva de inspiração para outras pesquisas e fomente debates profícuos para o campo, atentando para alguns limites e possibilidades indicados pelos autores.

É primordial pensar o ato educativo relacionando-o às finalidades que os intelectuais lhe atribuem. Nesta obra os intelectuais – mulheres e homens – conferem finalidades as mais diversas ao ato educativo.

Podemos reagrupá-las em dois pólos: a) finalidades relacionadas com as mudanças sociais e políticas e, b) finalidades de liberação do espírito, do desenvolvimento das capacidades e mesmo da realização do sentimento amoroso – amorosidade enérgica.

Certos intelectuais abordados (as) neste volume, como Freire, por exemplo, se colocam entre os dois pólos. É, aliás, este hibridismo que os torna interessantes. Daí a contribuição importante que este livro confere à reflexão e ao debate nas ciências da educação.

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