Paulo Freire
Os escritos e vivências que seguem nas próximas páginas servem a pesquisadores que se interessam por leituras filosóficas e hermenêuticas quanto a ativistas-acadêmicas(os) que querem testemunhar a manifestação concreta da pedagogia de Freire em espaços formais e informais de educação. Paulo Freire: (Re)Leituras E Práticas é um livro para quem busca utopias viáveis, possíveis de […]
Os Dias Que Paris Ficou Em Silêncio
Como boa historiadora da educação, e de sensibilidade apurada, Evelyn Orlando evocou Tucídides e incorporou, num ambiente francófono e cosmopolita, a experiência de uma testemunha ocular do seu tempo. Parte do que vivenciou, traduziu em imagens e, mediada por equipamentos técnicos, da câmera fotográfica digital ao smartphone, criou produtos visuais que, a partir de diferentes […]
Intelectuais E Educação
Intelectuais E Educação: Contribuições Teóricas À História Da Educação reúne sete ensaios sobre diálogos possíveis da História da Educação com a História Intelectual e dos Intelectuais. Alguns desses trabalhos foram apresentados no I Seminário Internacional Intelectuais e Educação, realizado em 2018, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e amadurecidos, posteriormente, em outros debates no interior […]
História Da Educação No Paraná
O livro organizado pelo Grupo de Trabalho de História da Educação da ANPUH-PR, tendo como organizadores Evelyn de Almeida Orlando e Cláudio de Sá Machado Jr., supre uma lacuna na história e na memória da pesquisa em História da Educação produzida no estado do Paraná. Os pesquisadores da área, radicados e atuantes nos programas de […]