Inclusão Marco Zero

Enicéia Gonçalves Mendes - Inclusão Marco Zero: Começando Pelas Creches

Este livro sistematiza o trabalho de investigação que é parte de uma agenda de pesquisa que tem como objetivo investigar a temática da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na realidade brasileira.

Desde 1999, quando intensificamos esta linha de investigação no âmbito do nosso grupo de pesquisa, vários estudos foram conduzidos, e as evidências mais contundentes apontavam, na época, para a necessidade de se investir na pesquisa sobre formação de professores do ensino regular e especial.

Diante das dificuldades e desafios que encontrávamos nas escolas, quando o assunto era a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, outra ideia começou a se tornar cada vez mais frequente: a de que deveríamos começar este processo pela porta de entrada do sistema educacional, ou seja, as creches.

Tendo em mente o entrecruzamento dos dois temas começamos a produzir alguns estudos que estamos sistematizando nesta obra, cujo objetivo é oferecer contribuições sobre:
• Procedimentos que permitam gerar e gerenciar informações que possam subsidiar a política de inclusão escolar no âmbito dos municípios;
• Estudar estratégias para a implantação gradual, planejada e sistemática de educação inclusiva;
• Subsidiar programas de formação continuada de educadores de creches tendo em vista a inclusão escolar, que sejam baseados em exemplos de práticas pedagógicas inclusivas e resolução de situações-problema.

A presente obra aborda a temática da inclusão escolar mais circunscrita à Educação Infantil e mais especificamente das creches, tendo sido organizada em quatro partes.

A primeira parte do livro apresenta a temática e a fundamentação que utilizamos como quadro de referência para problematizar, questionar e construir possíveis caminhos de investigação científica sobre a participação de crianças com necessidades educacionais especiais em creches.

A segunda parte do livro apresenta uma amostra de abordagens empíricas para investigação da inclusão escolar em creches. Nosso propósito foi de detalhar alguns exemplos de como coletamos e analisamos dados para gerar evidências que podem ser úteis tanto para pesquisadores interessados na temática da inclusão escolar como para gestores interessados em gerar informações que possam subsidiar suas políticas educacionais.

A terceira parte do livro é composta de um único capítulo, que foi elaborado com o propósito de apresentar alguns casos específicos de situações reais que encontramos e que incluímos na expectativa de que possam ser utilizados como material didático em programas de formação de educadores de creches.

São seis casos reais que foram compostos a partir da triangulação de dados de observação, entrevistas e filmagens. Cada caso é apresentado e, ao final, destacamos alguns pontos que podem servir de reflexão e debate em programas de formação.

A quarta e última parte do livro apresenta as conclusões de nossas investigações, tomando como base a principal questão de nossas investigações: é possível e viável iniciar uma política de inclusão pelas creches?

 

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Enicéia Gonçalves Mendes – Inclusão Marco Zero: Começando Pelas Creches

Este livro sistematiza o trabalho de investigação que é parte de uma agenda de pesquisa que tem como objetivo investigar a temática da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na realidade brasileira.

Desde 1999, quando intensificamos esta linha de investigação no âmbito do nosso grupo de pesquisa, vários estudos foram conduzidos, e as evidências mais contundentes apontavam, na época, para a necessidade de se investir na pesquisa sobre formação de professores do ensino regular e especial.

Diante das dificuldades e desafios que encontrávamos nas escolas, quando o assunto era a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, outra ideia começou a se tornar cada vez mais frequente: a de que deveríamos começar este processo pela porta de entrada do sistema educacional, ou seja, as creches.

Tendo em mente o entrecruzamento dos dois temas começamos a produzir alguns estudos que estamos sistematizando nesta obra, cujo objetivo é oferecer contribuições sobre:
• Procedimentos que permitam gerar e gerenciar informações que possam subsidiar a política de inclusão escolar no âmbito dos municípios;
• Estudar estratégias para a implantação gradual, planejada e sistemática de educação inclusiva;
• Subsidiar programas de formação continuada de educadores de creches tendo em vista a inclusão escolar, que sejam baseados em exemplos de práticas pedagógicas inclusivas e resolução de situações-problema.

A presente obra aborda a temática da inclusão escolar mais circunscrita à Educação Infantil e mais especificamente das creches, tendo sido organizada em quatro partes.

A primeira parte do livro apresenta a temática e a fundamentação que utilizamos como quadro de referência para problematizar, questionar e construir possíveis caminhos de investigação científica sobre a participação de crianças com necessidades educacionais especiais em creches.

A segunda parte do livro apresenta uma amostra de abordagens empíricas para investigação da inclusão escolar em creches. Nosso propósito foi de detalhar alguns exemplos de como coletamos e analisamos dados para gerar evidências que podem ser úteis tanto para pesquisadores interessados na temática da inclusão escolar como para gestores interessados em gerar informações que possam subsidiar suas políticas educacionais.

A terceira parte do livro é composta de um único capítulo, que foi elaborado com o propósito de apresentar alguns casos específicos de situações reais que encontramos e que incluímos na expectativa de que possam ser utilizados como material didático em programas de formação de educadores de creches.

São seis casos reais que foram compostos a partir da triangulação de dados de observação, entrevistas e filmagens. Cada caso é apresentado e, ao final, destacamos alguns pontos que podem servir de reflexão e debate em programas de formação.

A quarta e última parte do livro apresenta as conclusões de nossas investigações, tomando como base a principal questão de nossas investigações: é possível e viável iniciar uma política de inclusão pelas creches?

 

https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-viola-ensolarada-borda-alca-colorida/

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